Escritor, tradutor, dramaturgo e professor de Criação Literária

Poesia é um termo relacionado a labor literário. Por isso, os três gêneros literários ganham essa denominação: Poesia Épica (gênero épico, que modernamente se transformou em Prosa), Poesia Dramática (o texto teatral) e a Poesia Lírica (que, modernamente, chamamos de Poesia).

No dia 21 de março foi celebrado o Dia mundial da poesia. A data foi escolhida durante a 30ª Conferência Geral da Unesco, Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, realizada em 1999. O intuito da iniciativa foi homenagear a poesia e promover o intercâmbio entre culturas.

Acompanhe até o final e saiba mais sobre o que hoje chamamos de poesia na literatura.

Poesia Lírica, o que modernamente passou a se chamar poesia

A Poesia Lírica, expressão dos sentimentos – em geral, do próprio eu poético presente no texto – é o que conhecemos hoje por Poesia. Em uma análise mais simples, são textos geralmente organizados em versos e estrofes, para melhor impacto emocional nos leitores, com imagens que buscam representar de modo simbólico a experiência humana mais interior.

O que é métrica na poesia

À medida do verso de uma poesia dá-se o nome métrica. Ela serve para dar harmonia ao verso.

O nome do estudo das métricas se chama metrificação e a contagem das sílabas poéticas escansão. É a dimensão sonora o mais importante nesta contagem, não, necessariamente, a separação de sílabas gramatical.

Conheça as denominações das métricas:

  • 1 sílaba: verso monossílabo.
  • 2 sílabas: verso dissílabo.
  • 3 sílabas: verso trissílabo.
  • 4 sílabas: verso tetrassílabo,
  • 5 sílabas: verso pentassílabo, mais conhecido como redondilha menor.
  • 6 sílabas: verso hexassílabo.
  • 7 sílabas: verso heptassilabo, mais conhecido como redondilha maior.
  • 8 sílabas: verso octossílabo
  • 9 sílabas: verso eneassílabo.
  • 10 sílabas: verso decassílabo.
  • 11 sílabas: verso hendecassílabo
  • 12 sílabas: verso duodecassílabo, mas conhecido como Alexandrino.
  • 13 sílabas ou mais: verso Bárbaro.

Conheça dois livros de poesia de Robertson Frizero

O Amor é Essa Luz no Fim do Nada

Segundo livro de poesias de Robertson Frizero intitulado O Amor é Essa Luz no Fim do Nada tem como tema central o amor – desde o amor romântico, o amor juvenil e inocente, ao amor despedaçado, ao amor que nunca aconteceu, ao amor que se destrói e reconstrói. O volume contém como apêndice o livro “Umas Canções de Amor, Outra de Saudade”, de 2000 e anteriormente lançado em formato ebook. A imagem da capa é do artista holandês Bouke de Vries e foi gentilmente cedida para este projeto.

Mal e Cura: Poesia

A dor não é tema incomum à poesia. Mas, em geral, é a dor do espírito que ganha versos. Esta breve coletânea de poemas traz também alguma luz sobre o sofrimento à flor da pele, aquele que nos leva a médicos, exames, hospitais, pílulas, conselhos de estranhos… A dor que atesta a nossa fraqueza humana, nossa fragilidade. Apesar do tema, é um livro que faz refletir mais que sofrer – sobre as dores do corpo e da alma – em versos nos quais o lirismo, a ironia e mesmo o humor estão presentes.


Clube de criação literária

Clube de Criação Literária é uma dessas ações de mecenato coletivo – neste caso, em favor do escritor e tradutor Robertson Frizero. Mas, como o próprio nome sugere, é uma ação de mecenato que traz, também, uma ideia inovadora no campo da formação continuada em Escrita Criativa.

Associando-se ao Clube, o participante colabora com o mecenato coletivo e tem acesso a conteúdo exclusivo sobre Criação Literária:

  • Material didáticoartigos resenhas de livros de interesse na área de Criação Literária;
  • Reuniões on-line e debates sobre Criação LiteráriaLiteratura Mercado Editorial;
  • Vídeos, áudios, apresentações e sessões de mentoria literária em grupo;
  • Sorteios mensais de livros e serviços de mentoria literária individual e leitura crítica.

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Roberson Frizero é escritor, tradutor, dramaturgo e professor de Criação Literária. É Mestre em Letras pela PUCRS e Especialista em Ensino e Aprendizagem de Línguas Estrangeiras pela UFRGS. Sua formação inclui bacharelado em Ciências Navais pela Escola Naval (RJ). Seu livro de estreia, Por que o Elvis Não Latiu?, foi agraciado pelo Prêmio CRESCER como um dos trinta melhores títulos infantis publicados no Brasil. Seu romance de estreia, Longe das Aldeias, foi finalista do Prêmio São Paulo de Literatura, do Prêmio Açorianos de Literatura e escolhido melhor livro do ano pelo Prêmio Associação Gaúcha de Escritores – AGES. Foi, por três anos consecutivos, jurado do Prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro – CBL.

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