Escritor, tradutor, dramaturgo e professor de Criação Literária

Apresentamos neste post dez obras cinematográficas que são adaptações de peças de William Shakespeare. Há mais de 80 anos seus textos vêm sendo ressignificados pela sétima arte.

A força da ficção de Shakespeare é tamanha que diretores não ocidentais como o japonês Akira Kurosawa e o indiano Vishal Bhardwaj já fizeram filmes inspirados nos textos do escritor que se tornou célebre no Reino Unido na virada do século XVI para XVII.

Shakespeare para escritores: live com Robertson Frizero

No dia 21 de janeiro de 2022, Robertson Frizero participou de uma live no Canal Café do Escritor com Sandro Bier para falar, justamente, de Shakespeare para escritores. Você pode assistir o conteúdo na íntegra no vídeo abaixo.

Frizero classifica Shakespeare como um clássico atemporal e justifica sua posição definindo “clássico como aquela obra que consegue sobreviver à passagem do tempo, em que a mensagem é relevante em qualquer momento da história”.

“Até hoje nos debruçamos sobre ela, descobrimos coisas novas, conseguimos reler a obra dele com um olhar do presente, etc. Isso é a básica definição de um clássico”, sustenta Frizero.

Gostou? Tem mais no vídeo abaixo, assita, curta e comente!


Melhores adaptações de Shakespeare para o cinema

Apresentamos uma lista de dez adaptações de obras de William Shakespeare que se transformaram em filmes. Os títulos acima dos trailers dos filmes têm o nome da obra, o diretor e o ano de lançamento.

A tragédia McBeth, de Joel Coen (2021)

Hamlet, de Kenneth Branagh (1996)

Romeu e Julieta, de Baz Luhrmann (1997)

Private Romeo, de Alan Brown (2011)

Hamlet, de Laurence Olivier (1948)

https://youtu.be/wNP_2Omaciw

Ran [inspirado em Rei Lear], de Akira Kurosawa (1985)

Maqbool, de Vishal Bhardwaj (2003)

Richard III, de Richard Loncraine (1995)

Julius Caesar, de Joseph L. Mankiewicz (1953)

A Midsummer Night’s Dream (Um sonho de uma noite de verão), de Max Reinhardt (1935)


Tagged:
Roberson Frizero é escritor, tradutor, dramaturgo e professor de Criação Literária. É Mestre em Letras pela PUCRS e Especialista em Ensino e Aprendizagem de Línguas Estrangeiras pela UFRGS. Sua formação inclui bacharelado em Ciências Navais pela Escola Naval (RJ). Seu livro de estreia, Por que o Elvis Não Latiu?, foi agraciado pelo Prêmio CRESCER como um dos trinta melhores títulos infantis publicados no Brasil. Seu romance de estreia, Longe das Aldeias, foi finalista do Prêmio São Paulo de Literatura, do Prêmio Açorianos de Literatura e escolhido melhor livro do ano pelo Prêmio Associação Gaúcha de Escritores – AGES. Foi, por três anos consecutivos, jurado do Prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro – CBL.

Related Posts