O que são e como funcionam os argumentos em um texto de ficção

Dois personagens caricaturados dialogando e argumentando

Tudo que um escritor deseja é convencer o leitor da mensagem central de seu texto. Esta mensagem é que o se chama de “argumento”. Mas, obviamente, o escritor não quer fazer isso de maneira óbvia, deselegante e tosca. Tanto melhor o argumento quanto mais lógico e fundamentado ele for.

Quando se trata de literatura ficcional, os argumentos ajudarão a “moldar” o caráter dos personagens e compreendermos melhor como funciona o comportamento de cada um deles.

Acompanhe este texto e conheça qual a importância nos textos literários.

O que é argumento em uma obra de ficção

Talvez, para quem tem menos experiência, seja um pouco mais difícil de perceber, mas as obras de literatura ficcional têm um argumento central, que na literatura infantil chamamos de “moral da história”.

Esse argumento é construído pela relação e tensão de todos os demais argumentos que compõem a obra. Na literatura adulta nem sempre é fácil percebê-los, mas, quando o texto é bem feito, eles estão lá e diferentes visões dos personagens – ainda que sob pontos de vista opostos – reforçam o argumento da obra.

Mão de uma pessoa escrevendo com uma lapiseira
Wikimedia Commons

Elementos do argumento do texto

Para construir o argumento de um texto é preciso lançar mão de alguns artifícios lógicos e linguísticos. Conheça quais são os elementos e recursos que ajudam o escritor na hora construir conscientemente o argumento de um texto ficcional.

Unidade da argumentação

Quando se trata de pensar a “unidade” estamos falando de que cada texto deve ter um só objeto de discussão, uma só matéria em questão. Isso porque trazer muitos “temas” para uma discussão torna ela dispersa e de difícil compreensão.

Veja, se você está escrevendo um livro, por exemplo, é provável que você tenha vários pontos de vistas sobre um mesmo argumento, inclusive alguns contrários, que, ao longo dos capítulos, darão sustentação ao seu debate.

Variedade sem redundância

Falar em unidade não implica em repetição. A variedade para a argumentação do texto é fundamental, também por uma questão de estilo e beleza do texto, mas sobretudo para não torná-lo redundante.

Variedade, então, é apresentar um mesmo argumento de diferentes formas.

Dar materialidade ao argumento

Na literatura ficcional, diferente de textos argumentativos como as dissertações, a materialidade dos argumentos se inscreve no comportamento e nas falas das personagens.

Imagine, por exemplo, um personagem que você pretende apresentá-lo como conservador para debater esse tema – contra ou a favor – em seu texto ficcional.

Não basta, e tampouco é o caso, dizer que ele é conservador, mas colocá-lo em situações em que o personagem manifeste de maneira verbal ou comportamental sua posição. Isso é o que permite, na ficção, dar materialidade ao seu argumento.

Conhecer e explicitar as objeções ao argumento

Do mesmo modo, para tornar um argumento claro, é necessário cotejá-lo com objeções a ele, isto é, apresentar argumentos contrários. Qualquer coisa diferente disso torna o texto monolítico e plano, sem profundidade.

Não se deve pensar, porém, que se trata de reproduzir a guerra do bem contra o mal, mas de perceber e, na medida do possível, representar ficcionalmente a complexidade do real.

Portanto, admitir argumentos contrários implica reconhecer, ao menos em parte deles, uma razoabilidade que, paradoxalmente, podem reforçar o argumento que se pretende defender.

Clube de criação literária

Clube de Criação Literária é uma dessas ações de mecenato coletivo – neste caso, em favor do escritor e tradutor Robertson Frizero. Mas, como o próprio nome sugere, é uma ação de mecenato que traz, também, uma ideia inovadora no campo da formação continuada em Escrita Criativa.

Acompanhe a programação dos encontros de abril.

Programação de abril/2022 do Clube de Criação Literária
Programação de abril/2022 do Clube de Criação Literária

Associando-se ao Clube, o participante colabora com o mecenato coletivo e tem acesso a conteúdo exclusivo sobre Criação Literária:

  • Material didáticoartigos resenhas de livros de interesse na área de Criação Literária;
  • Reuniões on-line e debates sobre Criação LiteráriaLiteratura Mercado Editorial;
  • Vídeos, áudios, apresentações e sessões de mentoria literária em grupo;
  • Sorteios mensais de livros e serviços de mentoria literária individual e leitura crítica.

Leia também

A escolha das palavras e os efeitos de sentido

Estrutura narrativa na literatura de ficção

O que é poesia?

Escrita criativa: exercício e rigor

Audiolivros ou Audiobooks: para “ler” no volume máximo

Carnaval e literatura: a beleza entre o profano e o sublime

Prêmio Açorianos de Literatura divulga os vencedores da edição 2021

Semana de Arte Moderna de 1922: o modernismo e os modernismos

Como escrever livros infantis

Gabriel Garcia Marquez: cinco dicas de escrita criativa do Gabo

Dez adaptações de Shakespeare para o cinema

7 Replies to “O que são e como funcionam os argumentos em um texto de ficção”

  1. […] O que são e como funcionam os argumentos em um texto de ficção […]

  2. […] O que são e como funcionam os argumentos em um texto de ficção […]

  3. […] O que são e como funcionam os argumentos em um texto de ficção […]

  4. […] O que são e como funcionam os argumentos em um texto de ficção […]

  5. […] O que são e como funcionam os argumentos em um texto de ficção […]

  6. […] O que são e como funcionam os argumentos em um texto de ficção […]

Deixe um comentário