Escritor, tradutor, dramaturgo e professor de Criação Literária

Ocorre hoje, 28 de abril, a partir das 20 horas, no canal do YouTube Café do Escritor, o lançamento da Antologia LITEARTURA MÍNIMA. O livro que teve origem em um concurso literário reúne uma centena de microcontos de diferentes autores. A obra está à venda pela Amazon, tanto em formato físico quanto em e-book.

O prêmio surgiu da necessidade de promover a chamada Literatura Minimalista, raramente contemplada por premiações literárias e ainda pouco presente nos catálogos das editoras.

A partir desta ideia, surgida no âmbito do Projeto Literatura Mínima – um coletivo de autores que produzem textos de microliteratura para divulgação nas redes sociais –, foi então lançado o Prêmio Literário LITERATURA MÍNIMA, exclusivamente voltado para os microtextos.

O que é Microliteratura ou Literatura Minimalista?

Para quem não é familiarizado com essa nomenclatura, chama-se de Literatura Minimalista ou Microliteratura aquela forma de escrita literária que tem por princípio usar o menos possível de recursos textuais para atingir o máximo de efeito de sentido.

Não por acaso, são textos com poucas palavras, de pequena dimensão, mas de grande impacto.

Capas de revistas no canto direito da imagem com todo o resto em branco, bem minimalista
Imagem: Piqsels / Creative Commons

Como surgiu o Prêmio Literário LITERATURA MÍNIMA

A realização da premiação e a publicação deste livro tem origem na iniciativa de três promotores: Clube de Criação Literária, Café do Escritor e o Grupo das Nove Moedas.

O esforço conjunto tornou possível não apenas lançar um concurso literário sem qualquer tipo de cobrança de taxa de inscrição para os participantes, mas também viabilizou a publicação de uma antologia por meio de mecenato, sem qualquer custo para os autores publicados.

Como o livro foi organizado

O livro foi concebido literariamente e teve a curadoria do escritor Robertson Frizero, que organizou a premiação e presidiu o júri. Foram cem textos selecionados para compor a antologia e dez textos agraciados com as três principais premiações e com menções honrosas.

Literatura e responsabilidade social

O mais inovador desta publicação, contudo, é o retorno que ela irá trazer para a sociedade: toda a renda obtida com a venda do livro será revertida para as ações humanitárias do Grupo das Nove Moedas.

Esta agremiação de caráter civil, sem vinculação governamental ou partidária, desde o início da pandemia tem promovido diversas campanhas de solidariedade em apoio a famílias em situação de vulnerabilidade social, contemplando os campos da Saúde e da Educação.

Tudo isso é resultado, também, da generosidade dos participantes do prêmio, que cederam seus direitos autorais para esta publicação em prol da causa.


Clube de criação literária

Clube de Criação Literária é uma dessas ações de mecenato coletivo – neste caso, em favor do escritor e tradutor Robertson Frizero. Mas, como o próprio nome sugere, é uma ação de mecenato que traz, também, uma ideia inovadora no campo da formação continuada em Escrita Criativa.

Acompanhe a programação dos encontros de abril.

Programação de abril/2022 do Clube de Criação Literária
Programação de abril/2022 do Clube de Criação Literária

Associando-se ao Clube, o participante colabora com o mecenato coletivo e tem acesso a conteúdo exclusivo sobre Criação Literária:

  • Material didáticoartigos resenhas de livros de interesse na área de Criação Literária;
  • Reuniões on-line e debates sobre Criação LiteráriaLiteratura Mercado Editorial;
  • Vídeos, áudios, apresentações e sessões de mentoria literária em grupo;
  • Sorteios mensais de livros e serviços de mentoria literária individual e leitura crítica.

Leia também

Como ordenar o tempo na narrativa

O que são e como funcionam os argumentos em um texto de ficção

A escolha das palavras e os efeitos de sentido

Estrutura narrativa na literatura de ficção

O que é poesia?

Escrita criativa: exercício e rigor

Audiolivros ou Audiobooks: para “ler” no volume máximo

Carnaval e literatura: a beleza entre o profano e o sublime

Prêmio Açorianos de Literatura divulga os vencedores da edição 2021

Semana de Arte Moderna de 1922: o modernismo e os modernismos

Como escrever livros infantis

Tagged:
Roberson Frizero é escritor, tradutor, dramaturgo e professor de Criação Literária. É Mestre em Letras pela PUCRS e Especialista em Ensino e Aprendizagem de Línguas Estrangeiras pela UFRGS. Sua formação inclui bacharelado em Ciências Navais pela Escola Naval (RJ). Seu livro de estreia, Por que o Elvis Não Latiu?, foi agraciado pelo Prêmio CRESCER como um dos trinta melhores títulos infantis publicados no Brasil. Seu romance de estreia, Longe das Aldeias, foi finalista do Prêmio São Paulo de Literatura, do Prêmio Açorianos de Literatura e escolhido melhor livro do ano pelo Prêmio Associação Gaúcha de Escritores – AGES. Foi, por três anos consecutivos, jurado do Prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro – CBL.

Related Posts