Escritor, tradutor, dramaturgo e professor de Criação Literária

Seguem até o dia 9 de junho as inscrições para o 7º Prêmio Cepe de Literatura e 4º Prêmio Cepe de Literatura Infantil e Infantojuvenil¸ no site do concurso. Ao todo, considerando os dois certames, serão R$ 100 mil em prêmios, mais a publicação dos originais escolhidos de cada uma das cinco categorias.

No 7º Prêmio Cepe de Literatura podem ser inscritas obras nas categorias Romance (200 mil caracteres com espaços), Conto (200 mil caracteres com espaços) e Poesia (25 mil caracteres com espaço).

Para quem pretende concorrer no 4º Prêmio Cepe de Literatura Infantil e Infantojuvenil, as categorias são: Infantil – voltada ao público de 6 a 8 anos –; e Infantojuvenil – voltado às crianças de 10 a 12 anos. As obras, em ambos casos, não poderão exceder 120 mil caracteres com espaço.

Quais são os critérios para concorrer

As obras que vão concorrer devem ser inéditas, isto é, não podem ter sido publicadas integral ou parcialmente em qualquer outro meio, inclusive Internet, qual seja o formato (blog, jornais, revistas, etc).

Cada concorrente só poderá inscrever uma obra por edital, dentro de uma única categoria. Além disso, dentro do documento com o original não pode haver nenhum tipo de identificação dos autores, tendo que ser assinada por um pseudônimo, para garantir o anonimato no julgamento.

Critérios de avaliação

As obras serão analisadas quanto à originalidade, qualidade técnica, valorização da cultura brasileira, domínio da linguagem e, no caso do Prêmio de Literatura Infantil e Infantojuvenil, também, estímulo à leitura.

Inscreva-se no Prêmio Cepe de Literatura

Ficou interessado? Acesse o site da Cepe, leia os editais na íntegra e faça sua inscrição.

Cartaz divulgaçção Prêmio Cepe Literatura 20222
Imagem: Divulgação

O que é a Cepe

A Companhia Editora de Pernambuco – Cepe é uma sociedade de economia mista que tem como atividade principal a edição e impressão do Diário Oficial do Estado de Pernambuco.

Além disso, a edição de periódicos e produção de impressos em geral também contemplam sua lista de atividades. Bem como, a edição de livros que contam com a qualidade editorial, gráfica e de conteúdo e que vêm ganhando destaque nas estantes mundo afora.

Atualmente, a Cepe também oferece gestão, guarda e digitalização de documentos com a Cepe Doc e a emissão de certificados digitais com a Cepe Digital

Cepe Editora

Com o objetivo de promover e difundir cultura em todo o Estado, a Cepe é responsável pela edição de periódicos, como o Jornal Literário Pernambuco. Criado em 1986, com o nome de Suplemento Cultural do Estado de Pernambuco, este material circula uma vez por mês com foco no mundo literário. Inicialmente encartado no Diário Oficial, hoje possui sua modalidade de assinatura individual.

Outro produto de grande destaque é a Revista Continente. São quase 20 anos consolidando sua proposta editorial que dialoga com o público mais amplo e agrega novos leitores através de matérias bem elaboradas e edição gráfica primorosa para quem não abre mão de cultura, arte e jornalismo.

E ainda para promover o desenvolvimento cultural do Estado, a publicação de livros é mais uma iniciativa de destaque da Cepe. A criação do Conselho Editorial vêm rendendo bons resultados e elevando o nome da Cepe no cenário brasileiro com centenas de livros lançados com o selo da editora.


Clube de Criação Literária

Clube de Criação Literária é uma dessas ações de mecenato coletivo – neste caso, em favor do escritor e tradutor Robertson Frizero. Mas, como o próprio nome sugere, é uma ação de mecenato que traz, também, uma ideia inovadora no campo da formação continuada em Escrita Criativa.

Programação de maio do Clube de Criação Literária

A programação traz, em dias alternativos, alguns encontros já ministrados e que foram solicitados por vocês para uma reedição. Três novos temas serão apresentados nas quartas-feiras e, para compensar a primeira semana sem encontro, na próxima semana teremos um encontro também na segunda-feira.

Outra novidade este mês é o início de uma programação de cursos do Clube – a ideia é sempre trazer temas que não seriam normalmente abordados no CCL por conta da extensão da atividade. Esses cursos serão abertos ao público em geral, mas para afiliados do CCL há um desconto de 60% no valor. Caso indique um aluno para o curso que efetive sua matrícula, o afiliado ganha bolsa integral na atividade. O primeiro tema será a Escrita de Roteiros Audiovisuais.

Programação de maio de 2022 do Clube de Criação Literária
Imagem: Divulgação

Leia também

Lançamento da Antologia Literatura Mínima

Como ordenar o tempo na narrativa

O que são e como funcionam os argumentos em um texto de ficção

A escolha das palavras e os efeitos de sentido

Estrutura narrativa na literatura de ficção

O que é poesia?

Escrita criativa: exercício e rigor

Audiolivros ou Audiobooks: para “ler” no volume máximo

Carnaval e literatura: a beleza entre o profano e o sublime

Prêmio Açorianos de Literatura divulga os vencedores da edição 2021

Semana de Arte Moderna de 1922: o modernismo e os modernismos

Tagged:
Roberson Frizero é escritor, tradutor, dramaturgo e professor de Criação Literária. É Mestre em Letras pela PUCRS e Especialista em Ensino e Aprendizagem de Línguas Estrangeiras pela UFRGS. Sua formação inclui bacharelado em Ciências Navais pela Escola Naval (RJ). Seu livro de estreia, Por que o Elvis Não Latiu?, foi agraciado pelo Prêmio CRESCER como um dos trinta melhores títulos infantis publicados no Brasil. Seu romance de estreia, Longe das Aldeias, foi finalista do Prêmio São Paulo de Literatura, do Prêmio Açorianos de Literatura e escolhido melhor livro do ano pelo Prêmio Associação Gaúcha de Escritores – AGES. Foi, por três anos consecutivos, jurado do Prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro – CBL.

Related Posts