Escritor, tradutor, dramaturgo e professor de Criação Literária

Microcontos apetitosos: lançamento do Clube de criação literária

Foi lançado no último dia 11 de julho a antologia de narrativas curtas Microcontos apetitosos com textos de autores, entre outros, que participam do projeto Literatura Mínima, do Clube de Criação Literária. A publicação reúne textos com até cem palavras cuja inspiração central são memórias afetivas ligadas a receitas culinárias.

“A culinária tem uma relação emocional muito forte com a história de cada um de nós. O resultado do desafio foi tão encantador que resolvemos transformá-lo em um livro-presente e oferecê-lo aos leitores”, conta Robertson Frizero, curador da obra, em entrevista especial sobre o tema.

Quer saber mais obre o tema, leia a entrevista abaixo, conheça os autores e o que é a microliteratura. O livro pode ser baixado clicando aqui.

Retrato Robertson Frizero
Imagem: Arquivo pessoal/Instagram

Entrevista: o que são microcontos

Como surgiu a ideia de fazer um livro de microcontos cuja inspiração fossem receitas culinárias?

Robertson Frizero – Temos um grupo de autores que estão constantemente produzindo textos dentro da proposta da Literatura Minimalista, a partir de desafios propostos por mim. Um desses desafios foi, justamente, o de escreverem microcontos de até cem palavras inspirados em receitas culinárias de suas memórias afetivas. Os textos deveriam não apenas citar tais receitas, mas permitir aos leitores que preparassem os pratos a partir da leitura, se assim desejassem.

A culinária tem uma relação emocional muito forte com a história de cada um de nós. O resultado do desafio foi tão encantador que resolvemos transformá-lo em um livro-presente e oferecê-lo aos leitores, como agradecimento pelo apoio que têm demonstrado ao projeto Literatura Mínima.

Quem participa do livro?

Robertson Frizero – São todos autores do projeto Literatura Mínima, de diversos cantos do país: Brígida De Poli, Cláudia Moura, Daniel Waismann, Guilherme Balarin, Gutenberg Löwe, James Deam, Janice Nodari, Leonardo Souza Lima, Lourenço Moura, Lucimar Vieira, Magda Costa, Maria Neta, Misael Pulhes, Osana Santos, Renata Lima e Sônia Oliveira. Fui o curador e organizador, e participo também com alguns textos.

O que são microcontos e por que este gênero literário é promissor?

Robertson Frizero – Microcontos são contos brevíssimos, escritos dentro do espírito da chamada Literatura Minimalista – contar muito escrevendo muito pouco. No projeto Literatura Mínima, praticamos a escrita de contos entre cinquenta e cem palavras, mas já fizemos desafios de escrita de até três palavras! Um diferencial do nosso projeto é que temos a preocupação de manter, nos microtextos, a mesma preocupação com o subtexto forte que há nos contos tradicionais.

O ingresso no projeto Literatura Mínima é por convite. Quase todos os participantes, hoje, são oriundos da Oficina Literária de Microliteratura que promovemos no Clube de Criação Literária. A próxima edição será no próximo mês de agosto.

Capa do livro Microcontos apetitosos, de Robertson Frizero

Microcontos Apetitosos: uma antologia do projeto Literatura Mínima

A comida traz doces lembranças ou amargas recordações. É capaz de nutrir, mas também de matar. Nesta antologia de microcontos dos autores do projeto Literatura Mínima, cada história gira em torno de um prato – e o leitor pode até reproduzir cada iguaria a partir da leitura. Um banquete literário repleto de sensações e boas histórias.


Clube de criação literária

Clube de Criação Literária é uma dessas ações de mecenato coletivo – neste caso, em favor do escritor e tradutor Robertson Frizero. Mas, como o próprio nome sugere, é uma ação de mecenato que traz, também, uma ideia inovadora no campo da formação continuada em Escrita Criativa.

Porgramação Julho Clube de Criação Literária
Porgramação Julho Clube de Criação Literária

Associando-se ao Clube, o participante colabora com o mecenato coletivo e tem acesso a conteúdo exclusivo sobre Criação Literária:

  • Material didáticoartigos resenhas de livros de interesse na área de Criação Literária;
  • Reuniões on-line e debates sobre Criação LiteráriaLiteratura Mercado Editorial;
  • Vídeos, áudios, apresentações e sessões de mentoria literária em grupo;
  • Sorteios mensais de livros e serviços de mentoria literária individual e leitura crítica.

Leia também

Como estar atento aos defeitos de argumentação – Parte II

Como estar atento aos defeitos de argumentação – Parte I

5 dicas para criar o hábito da leitura

Consciência. A chave para o interior na literatura de ficção

Dicas para revisar um texto literário

Como ter ideias na literatura

Conheça a chamada zooliteratura

Como fazer crítica literária

Prêmio Cepe de Literatura abre inscrições

Lançamento da Antologia Literatura Mínima

Tagged:
Roberson Frizero é escritor, tradutor, dramaturgo e professor de Criação Literária. É Mestre em Letras pela PUCRS e Especialista em Ensino e Aprendizagem de Línguas Estrangeiras pela UFRGS. Sua formação inclui bacharelado em Ciências Navais pela Escola Naval (RJ). Seu livro de estreia, Por que o Elvis Não Latiu?, foi agraciado pelo Prêmio CRESCER como um dos trinta melhores títulos infantis publicados no Brasil. Seu romance de estreia, Longe das Aldeias, foi finalista do Prêmio São Paulo de Literatura, do Prêmio Açorianos de Literatura e escolhido melhor livro do ano pelo Prêmio Associação Gaúcha de Escritores – AGES. Foi, por três anos consecutivos, jurado do Prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro – CBL.

Related Posts