Escritor, tradutor, dramaturgo e professor de Criação Literária

Ninguém se torna um bom escritor (e antes um bom leitor) sem desenvolver o hábito da leitura. Contudo, a vida contemporânea e a enxurrada de informações que recebemos diariamente podem nos desestimular ao hábito da leitura.

Só que não tem jeito, para se tornar um bom leitor é necessário fazer certas escolhas e desenvolver uma disciplina saudável e aprazível para se tornar um leitor. Não existe receita, é claro, mas algumas dicas podem ajudar a você se tornar um leitor habitué.

Com o tempo, a tendência é que esse tempo, o interesse e a concentração aumentem gradualmente. O importante é colocar a leitura na sua rotina, que pode, inclusive, ser uma boa companhia para os momentos.

Pessoa de óculos lendo no celular
Imagem: PxHere CC

Dica 1 – Comece por temáticas que lhe interessem

Se você não tem o hábito da leitura, responder à simples pergunta “qual tema me interessa?” pode não ser, exatamente, uma pergunta fácil. Mas a única maneira de respondê-la é praticando, então tente começar com textos curtos, contos ou crônicas ficcionais, por exemplo.

Essa é uma ótima maneira de conhecer autores e gêneros literários. Do conto você pode migrar para o romance de um autor que você tenha gostado e do romance para outros autores do gênero e assim vai tomando gosto pela leitura.

Dica 2 – Não force a leitura de algo que não gostou

A regra é simples: se você não está gostando de uma leitura, melhor parar de ler. Lembre-se, ninguém é obrigado a ler um livro que não lhe agrada. Isso não implica que a obra, o gênero ou autor sejam ruins, mas que aquele livro talvez não seja para você.

Algo que é importante e pode lhe ajudar, ao menos no começo, é ler sobre as obras e os autores que lhe despertaram algum interesse. Assim, aprofundando os conhecimentos sobre escritores e temas, você terá mais condições de avaliar qual livro pode lhe interessar e diminuir os riscos de selecionar algo que não lhe agrade.

Dica 3 – Estabeleça metas alcançáveis

Tendo escolhido um livro, qual seja, estabeleça metas que sejam realizáveis. O importante, até que você desenvolva o hábito de ler, é criar gatilhos compensatórios positivos.

É melhor se planejar em ler cinco páginas por dia e em um mês ter lido um romance, que prever mais páginas diárias e se frustrar por não atingir a meta.

Não é mérito ou prejuízo em ler rápido ou devagar, cada pessoa tem seu ritmo e desfruta da leitura de maneira diferente. Aos poucos você pode ir aumentando seu alvo, mas somente se isso for bom para você.

Dica 4 – Conte com a tecnologia a seu favor

Comprar livros físicos no Brasil nem sempre está ao alcance de toda a população, porém a tecnologia pode ajudar a preencher esta lacuna. Com o boom dos smartphones e o acesso à internet, senão em todos quadrantes do país, em locais públicos com wifi livre, há possibidade de acessar bibliotecas virtuais que dão acesso a obras gratuitamente.

Mesmo que ler no celular não seja a coisa mais confortável do mundo, pode ser uma alternativa para entrar no mundo da literatura, especialmente a ficcional. Dentre as muitas livrarias digitais estão Biblioteca Nacional Digital do Brasil, Biblioteca Digital Camões e a Biblioteca Digital Mundial.

Dica 5 – Reserve tempo para leitura

Ocorre que ter tempo para a leitura nem sempre é fácil ou simples. É importante, porém, dedicar algum tempo à leitura. Veja, ele não precisa ser exclusivo. Que tal aproveitar o tempo do transporte público até o trabalho?

Outra possibilidade é reservar um tempo que normalmente você gastaria nas redes sociais dedicando-se à leitura de um livro. Isso porque, no fundo, as pessoas leem e leem muito. O hábito da leitura talvez já exista, só que você ainda não percebeu e basta, apenas, ajustar o foco.

Ilustração de uma pessoa sentada sobre uma pilha de livros lendo um livro
Imagem: PxHere CC

Quais são as vantagens do hábito da leitura

Apresentamos algumas vantagens que a leitura traz para todo mundo que desenvolve este salutar hábito.
• Com o estímulo da leitura, seu cérebro funciona melhor;
• Criatividade fica aguçada;
• Você se torna mais astuto e crítico;
• Com o repertório mais amplo, você desenvolve sua empatia;
• Mais leitura implica maior vocabulário, o que é positivo para qualquer carreira profissional;
• Quem lê, percebe melhor as contradições do mundo e das pessoas;
• A leitura nos torna espectadores de filmes e séries mais ligados, o que traz mais camadas de compreensão da trama, dos dilemas e conflitos e do desenrolar das narrativas audiovisuais;
• Ler permite sonhar de olhos abertos e nos torna pessoas mais sensíveis.

Clube de Criação Literária

Clube de Criação Literária é uma dessas ações de mecenato coletivo – neste caso, em favor do escritor e tradutor Robertson Frizero. Mas, como o próprio nome sugere, é uma ação de mecenato que traz, também, uma ideia inovadora no campo da formação continuada em Escrita Criativa.

Programação de maio do Clube de Criação Literária

A programação traz, em dias alternativos, alguns encontros já ministrados e que foram solicitados por vocês para uma reedição.

Esses cursos serão abertos ao público em geral, mas para afiliados do CCL há um desconto de 60% no valor. Caso indique um aluno para o curso que efetive sua matrícula, o afiliado ganha bolsa integral na atividade. O primeiro tema será a Escrita de Roteiros Audiovisuais.

Programação Clube de Escritores - Robertson Frizero
Programação Clube de Criação Literária – Robertson Frizero
Programação oficina de Roteiros Robertson Frizero
Programação oficina de Roteiros Robertson Frizero

Leia também

Consciência. A chave para o interior na literatura de ficção

Dicas para revisar um texto literário

Como ter ideias na literatura

Conheça a chamada zooliteratura

Como fazer crítica literária

Prêmio Cepe de Literatura abre inscrições

Lançamento da Antologia Literatura Mínima

Como ordenar o tempo na narrativa

O que são e como funcionam os argumentos em um texto de ficção

A escolha das palavras e os efeitos de sentido

Estrutura narrativa na literatura de ficção

Tagged:
Roberson Frizero é escritor, tradutor, dramaturgo e professor de Criação Literária. É Mestre em Letras pela PUCRS e Especialista em Ensino e Aprendizagem de Línguas Estrangeiras pela UFRGS. Sua formação inclui bacharelado em Ciências Navais pela Escola Naval (RJ). Seu livro de estreia, Por que o Elvis Não Latiu?, foi agraciado pelo Prêmio CRESCER como um dos trinta melhores títulos infantis publicados no Brasil. Seu romance de estreia, Longe das Aldeias, foi finalista do Prêmio São Paulo de Literatura, do Prêmio Açorianos de Literatura e escolhido melhor livro do ano pelo Prêmio Associação Gaúcha de Escritores – AGES. Foi, por três anos consecutivos, jurado do Prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro – CBL.

Related Posts