Escritor, tradutor, dramaturgo e professor de Criação Literária

Microcontos paternos: um presente do Clube de Criação Literária para o dia dos pais

Neste domingo, 14 de agosto de 2022, celebra-se o Dia dos pais e para comemorar essa data o Clube de Criação Literária lança sua mais recente obra. Microcontos paternos, que reúne o trabalho de dezenas de autores.

Esta edição se soma às obras Microcontos Apetitosos e Microcontos Futuristas, lançadas nas últimas semanas. Organizado por Robertson Frizero, a coletânea aborda as muitas fases da paternidade e as transformações que ocorre nesse período.

Clique para baixar o livro Microcontos paternos, confira a entrevista a seguir e saiba mais sobra esta obra.

Capa Microcontos Paternos - modelo 4

Entrevista: literatura e dia dos pais

Essa é mais uma publicação do Clube de Escritores. Como tua vivência de pai ajudou a pensar o projeto deste livro?

Robertson Frizero – O Clube de Criação Literária é um espaço de formação continuada e de trocas para escritores. E o projeto Literatura Mínima, que nasceu com o Clube, resume bem esse espírito. Esse é o nosso quarto ebook de distribuição gratuita e dessa vez o projeto foi mais longo: durante um mês os autores dedicaram-se a produzir textos em torno da paternidade, para ser lançado às vésperas do Dia dos Pais. Sou pai de um menino de doze anos, em franca mudança, e busquei na minha curadoria imaginar uma antologia de contos que retratasse o quanto os pais também vão se construindo conforme crescem os filhos.

Capa Microcontos Paternos - modelo 3


Dentro do universo da paternidade, como as diferentes complexidades das relações entre pais e filhos aparecem?

Robertson Frizero – O mais inovador desta antologia é que ela homenageia os pais não mostrando apenas os momentos de ternura dos pais que assumem para si essa condição. A paternidade é uma escolha e ainda vivemos em um mundo no qual nem todos os homens abraçam suas responsabilidades na criação dos filhos. E esta antologia mostra isso: há pais generosos, que se sacrificam por sua prole, mas também histórias de abandono, de indiferença ou de pura falta de vocação. Creio que esse mosaico realista em torno da paternidade acaba servido de homenagem aos homens que sabem ser pais, que escolhem fazer a diferença.

Capa Microcontos Paternos - modelo 2

Quais temas são abordados no livro?

Robertson Frizero – Desde o pai que luta por seu direito parental ao homem que foge da mera obrigação de dar seu nome ao ser que gerou; do pai herói, que faz o impossível para manter um lar seguro e a família unida, ao pai violento e abusador… Todas as histórias que vivemos ou conhecemos parecem estar refletidas nesses microcontos tão impactantes. Temos autores de muito talento sendo descobertos neste projeto. Espero que o leitor se surpreenda como eu ao organizar este livro.

Capa Microcontos Paternos - modelo 1

Como tem sido a receptividade das publicações coletivas do Clube de Autores?

Robertson Frizero – O retorno dos leitores tem sido incrível – de escolas que estão trabalhando nossos microcontos com os alunos a leitores que nem conheciam o projeto até ganharem de presente um de nossos livros e virarem nossos fãs. A ideia é justamente essa: divulgar a Literatura Minimalista, apresentar novos autores e fazer com que as pessoas redescubram o prazer da leitura. Os textos pequenos são um ótimo caminho para isso: são menos intimidadores para quem perdeu ou não construiu ainda o hábito da leitura. E o leitor em geral surpreende-se com a capacidade que esses pequenos textos têm de criar histórias densas, profundas e impactantes.

Microcontos paternos: mais nova antologia do projeto Literatura Mínima

A paternidade vai além dos vínculos biológicos entre um homem e sua prole. Paternidade é sempre escolha. A mãe cria laços afetivos que nascem no ventre, na entrega de nutrir e carregar dentro de si um novo ser por meses e meses, que se estendem depois na amamentação e nos cuidados com aquele frágil novo humano. Sim, ser mãe é também, em certa medida, uma opção; mesmo com tais vínculos gestacionais, há as que não querem tal papel. Mas o pai não tem nenhuma ligação a não ser a partir da decisão de assumir ou não essa paternidade – e, se escolhe sê-lo, precisa ainda conquistar o amor de seus filhos. Esta antologia de contos sobre a paternidade é, por conta disso, uma homenagem que foge do usual. Nestas páginas, não encontrará o leitor apenas histórias de pais zelosos e afetivos; encontrará também as páginas de abandono, desatenção, distância e rigidez que muitas vezes lemos – e até vivemos – na vida real. Mas, mesmo essas histórias de paternidade negada ou negligenciada são, em verdade, uma homenagem. Com elas, reverenciamos aqueles homens que escolheram ser pais – algo que deveria ser natural, assumir uma responsabilidade como esta, infelizmente ainda é uma opção a ser incentivada. Que estas histórias sejam uma celebração da paternidade responsável e consciente. Que mais homens, cada vez mais, sejam pais – e cada vez melhores.

Clube de criação literária

Clube de Criação Literária é uma dessas ações de mecenato coletivo – neste caso, em favor do escritor e tradutor Robertson Frizero. Mas, como o próprio nome sugere, é uma ação de mecenato que traz, também, uma ideia inovadora no campo da formação continuada em Escrita Criativa.

Porgramação Julho Clube de Criação Literária

Associando-se ao Clube, o participante colabora com o mecenato coletivo e tem acesso a conteúdo exclusivo sobre Criação Literária:

  • Material didáticoartigos resenhas de livros de interesse na área de Criação Literária;
  • Reuniões on-line e debates sobre Criação LiteráriaLiteratura Mercado Editorial;
  • Vídeos, áudios, apresentações e sessões de mentoria literária em grupo;
  • Sorteios mensais de livros e serviços de mentoria literária individual e leitura crítica.

Leia também

Arte da ficção – Autor intrometido

Arte da ficção – Como começar um texto literário

Microcontos Fututistas: novo lançamento do Clube de criação literária

Microcontos apetitosos: lançamento do Clube de criação literária

Como estar atento aos defeitos de argumentação – Parte II

Como estar atento aos defeitos de argumentação – Parte I

5 dicas para criar o hábito da leitura

Dicas para revisar um texto literário

Como ter ideias na literatura

Tagged:
Roberson Frizero é escritor, tradutor, dramaturgo e professor de Criação Literária. É Mestre em Letras pela PUCRS e Especialista em Ensino e Aprendizagem de Línguas Estrangeiras pela UFRGS. Sua formação inclui bacharelado em Ciências Navais pela Escola Naval (RJ). Seu livro de estreia, Por que o Elvis Não Latiu?, foi agraciado pelo Prêmio CRESCER como um dos trinta melhores títulos infantis publicados no Brasil. Seu romance de estreia, Longe das Aldeias, foi finalista do Prêmio São Paulo de Literatura, do Prêmio Açorianos de Literatura e escolhido melhor livro do ano pelo Prêmio Associação Gaúcha de Escritores – AGES. Foi, por três anos consecutivos, jurado do Prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro – CBL.

Related Posts