Escritor, tradutor, dramaturgo e professor de Criação Literária

Microcontos Fututistas: novo lançamento do Clube de criação literária

A produção do Clube de Criação Literária, sob curadoria do escritor Robertson Frizero, segue a todo vapor. Depois de lançar a coletânea Microcontos Apetitosos, agora é vez da ficção científica com o livro Microcontos Futuristas.

Disponível em formato e-book e gratuito, a publicação reúne contribuições de dezenas de autores. Acompanhe a seguir uma entrevista com o curador desta antologia de microcontos.

Retrato de Roberson Frizero com camisa azul e fundo azul
Robertson Frizero (Arquivo pessoal)

Entrevista: sobre novo lançamento do Clube de Criação Literária

De onde veio a ideia de publicar uma antologia de microcontos oom temática futurista?

Robertson Frizero – No projeto Literatura Mínima, estou sempre propondo desafios de escrita temáticos ou técnicos para os nossos autores. Alguns desses desafios foram baseados em notícias da imprensa sobre novas descobertas científicas ou tecnologias disruptivas. A qualidade dos textos deu-me a ideia de reuni-los em uma antologia e oferecê-la ao público leitor.

Como se caracteriza o gênero literário do futurismo? Qual sua diferença em relação à Ficção Científica?

Robertson Frizero – A Ficção Científica é fortemente calcada em pesquisa; é uma projeção futura dos caminhos que a tecnologia de ponta hoje nos faz antever. Eu vejo isso que chamamos de Futurismo como um voo menos preocupado com as análises tecnológicas e mais direcionado ao questionamento das questões éticas e morais decorrentes do desenvolvimento científico. No Futurismo, não encontraremos, por exemplo, uma explicação sobre como poderão existir robôs biológicos daqui a algumas décadas, mas haverá textos que pensam nas implicações desse avanço na vida das pessoas, na organização e funcionamento da sociedade e nas relações familiares.

Quem mais assina a obra sob sua curadoria?

Robertson Frizero – O elenco de autores reúne gente de todas as regiões do Brasil e ainda escritores brasileiros que vivem em outros países, como Itália e Israel. Estão neste livro os autores: Ana Mello, Brígida De Poli, Cláudia Moura, Creusa Alves, Daniel Waismann, Gershon Neumann, Guilherme Balarin, Gutenberg Löwe, Jaime de Andruart, Janice Nodari, Jeane Imthon, Juliana Lino, Osana Santos, Lucimar Vieira, Magda Costa, Maria Neta, Misael Pulhes, Renata Lima e Vaneza Lopes. Também assino como autor alguns dos microcontos da antologia – é um gênero que me fascina.

Já que estamos falando de futuro, quais devem ser os próximos livros do Clube de Criação Literária?

Robertson Frizero – Estamos com nosso grande projeto deste ano no prelo – a Antologia EntreLugar. É uma antologia de microtextos sobre a questão dos refugiados, exilados, apátridas e imigrantes de todos os tempos. Temos um imenso carinho por esse projeto, pois os autores cederão os valores recebidos pelos direitos autorais das vendas do livro para os Círculos de Hospitalidade, uma ação solidária que dá apoio aos refugiados no Brasil. É uma forma de usar a Literatura para abrir as mentes e construir empatia em torno da grande crise humanitária de nosso tempo – e, ao mesmo tempo, auxiliar de forma efetiva na acolhida dessas pessoas que foram forçadas a deixar seus países em busca de sobrevivência e esperança.

Capa e-book Microcontos Futuristas, com uma mão robótica e um fundo azul
Capa livro Microcontos Futuristas

Microcontos futuristas: nova antologia do projeto Literatura Mínima

Imagine um futuro no qual assistentes virtuais possam reproduzir com exatidão as vozes dos entes queridos que já morreram; um tempo em que robôs acompanhantes sejam uma ajuda diária no lar – inclusive em nossa vida sexual; ou o dia em que possamos dar download de nossa mente no cérebro artificial de um androide.

Estas e outras questões foram lançadas como desafios aos talentosíssimos autores do projeto Literatura Mínima. Usando poucas palavras, eles aventuraram-se a pensar nas implicações futuras das pesquisas do presente, partindo de notícias sobre tecnologias disruptivas desenvolvidas nos mais recentes anos deste nosso confuso século. E em agradecimento ao apoio recebido por nossos seguidores, oferecemos mais esta antologia, que fala não só das máquinas, mas sobretudo das questões morais e éticas que poderão advir dessas novas descobertas e invenções. São textos que farão o leitor pensar sobre o real valor do que os visionários de hoje trarão para a humanidade – se ela ainda existir…

.


Clube de criação literária

Clube de Criação Literária é uma dessas ações de mecenato coletivo – neste caso, em favor do escritor e tradutor Robertson Frizero. Mas, como o próprio nome sugere, é uma ação de mecenato que traz, também, uma ideia inovadora no campo da formação continuada em Escrita Criativa.

Porgramação Julho Clube de Criação Literária
Porgramação Julho Clube de Criação Literária

Associando-se ao Clube, o participante colabora com o mecenato coletivo e tem acesso a conteúdo exclusivo sobre Criação Literária:

  • Material didáticoartigos resenhas de livros de interesse na área de Criação Literária;
  • Reuniões on-line e debates sobre Criação LiteráriaLiteratura Mercado Editorial;
  • Vídeos, áudios, apresentações e sessões de mentoria literária em grupo;
  • Sorteios mensais de livros e serviços de mentoria literária individual e leitura crítica.

Leia também

Microcontos apetitosos: lançamento do Clube de criação literária

Como estar atento aos defeitos de argumentação – Parte II

Como estar atento aos defeitos de argumentação – Parte I

5 dicas para criar o hábito da leitura

Consciência. A chave para o interior na literatura de ficção

Dicas para revisar um texto literário

Como ter ideias na literatura

Conheça a chamada zooliteratura

Como fazer crítica literária

Prêmio Cepe de Literatura abre inscrições

Tagged:
Roberson Frizero é escritor, tradutor, dramaturgo e professor de Criação Literária. É Mestre em Letras pela PUCRS e Especialista em Ensino e Aprendizagem de Línguas Estrangeiras pela UFRGS. Sua formação inclui bacharelado em Ciências Navais pela Escola Naval (RJ). Seu livro de estreia, Por que o Elvis Não Latiu?, foi agraciado pelo Prêmio CRESCER como um dos trinta melhores títulos infantis publicados no Brasil. Seu romance de estreia, Longe das Aldeias, foi finalista do Prêmio São Paulo de Literatura, do Prêmio Açorianos de Literatura e escolhido melhor livro do ano pelo Prêmio Associação Gaúcha de Escritores – AGES. Foi, por três anos consecutivos, jurado do Prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro – CBL.

Related Posts