Escritor, tradutor, dramaturgo e professor de Criação Literária

A primeira pergunta que um escritor, experiente ou não, faz ao encarar a tela do computador ou a folha em branco para pôr em prática sua ideia literária é: como escrever um bom começo de um texto literário?

A delícia e o dissabor desta tarefa é que não há regras. Então, o importante é não perder o ímpeto criativo e começar. Pode ser uma imagem, uma lembrança, um trejeito, uma descrição ou, até mesmo, o fim da história.

Neste artigo apresentaremos algumas dicas e sugestões do que levar em conta na hora de começar seu texto de escrita criativa. Lembre-se que na versão final serão necessárias revisões, ajustes e lapidações, mas antes é preciso começar.

Como começar um texto de ficção

É comum que escritores inexperientes fiquem perplexos diante da tarefa de começar um texto de ficção. Mas a confiança, inspiração, autoconhecimento e fé no próprio trabalho não vêm antes da escrita. É, justamente, a escrita que  torna possíveis todas essas habilidades.

Então, comece a escrever escrevendo. A incerteza se é ou não um bom começo de texto, só poderá ser sanada depois que a história existir.

Para escrever um bom texto ficcional é preciso que o escritor coloque em prática uma espécie de dialética da criação. Isso significa que o processo de escrita criativa deve se pautar por uma atitude inicial intuitiva e, depois, por uma postura criteriosa e crítica para a versão final.

Tome cuidado para que ambas não entrem em conflito, mas esse balanço é fundamental.


Livro aberto sobre a mesa
Livro aberto sobre a mesa (Pxhere/Creative Commons)

Escreva sobre o que você conhece

falamos deste tema em outro texto. Invariavelmente textos escritos sobre temas que o escritor não conhece soam falsos e ingênuos. Então escreva sobre o que você conhece.

Isso não significa que você deva ter vivido tal ou tal experiência para escrever sobre ela. O mais importante é conhecer o tema e unir, com o elo mágico da literatura, o que você conhece com aquilo que você imagina.

Pense em Franz Kafka, que depois de uma noite de sonhos intranquilos percebeu-se, ao acordar, como um inseto. Esta cena inicial de Metamorfose foi decisiva no realismo fantástico da literatura de Gabriel Garcia Marquez.


Como inventar uma história de ficção literária

Em latim o termo inventar corresponde à ideia de encontrar. Stephen King escreveu que as histórias são como fósseis, cujo papel do escritor é desenterrá-las e trazê-las à superfície da existência.

Uma boa forma de trazer as histórias à vida é investigar, por meio da escrita criativa, as motivações das personagens. No fundo, são as ações das personagens que constituem a história. Então mostre como elas agem e deixe ao leitor a tarefa de tentar entender suas motivações.

Mas dê pistas ao seu leitor, apresente os confrontos e os dilemas das personagens. Não precisa saber tudo no começo, às vezes até mesmo para o escritor nem todas as motivações estão dadas antes da história ser escrita a primeira vez.


A primeira versão e a contribuição de todos os erros

A primeira versão de um texto precisa de duas coisas: que seja feita e que tenha a alguma eloquência. Não perca o foco e o desejo de escrever. Não caia em armadilhas de bloqueio criativo.

Arranje tempo para escrever. Nunca, nem mesmo quando for um escritor publicado, o tempo estará a seu favor. Se você tem apenas meia hora, ótimo, é o suficiente para uma primeira versão, senão de uma página de um parágrafo.

Por fim considere algo absolutamente importante. Os erros da primeira versão são sábios professores. Aproveite para tornar claro o balbuciante, para preencher os buracos e para aparar as arestas.

A regra, neste caso, é usar os erros a seu favor. Não jogue nada fora. Se algo parecer tolo agora, pode não parecer depois.

Prefira o texto tachado ao “delete”. Às vezes, a história já começou antes mesmo de você começar.


Dica de livro: Oficina de escritores. Um manual para a arte da ficção  – Stephen Kock

Este texto teve como referência o primeiro capítulo do livro Oficina de escritores: Um manual para arte e ficção, de Stephen Kock.

Sinopse – Oficina de escritores: Um manual para arte e ficção

Stephen Koch, ex-catedrático do programa de pós-graduação em redação criativa da Columbia University, escreveu esse manual singular da arte da ficção.

Capa do livro Oficina de escritores. Um manual para a arte da ficção
Capa do livro

Além de suas observações lúcidas e análises técnicas, o autor entremeia em seu texto elementos de sabedoria, orientação e comentários inspiradores a respeito de alguns de nossos maiores escritores.

Conduzindo o leitor desde o primeiro momento, o momento da inspiração, à primeira versão e à concepção do enredo, Koch é um mentor benevolente, que se compraz em oferecer boa orientação quando mais se precisa dela.

Oficina de escritores é indispensável na estante de todo escritor, para ser cuidadosamente folheado e estudado nos momentos em que a musa precisa de alguma ajuda para se manifestar.


Roberton Frizero – escritor

Roberson Frizero é escritor, tradutor, dramaturgo e professor de Criação Literária. É Mestre em Letras pela PUCRS e Especialista em Ensino e Aprendizagem de Línguas Estrangeiras pela UFRGS. Sua formação inclui bacharelado em Ciências Navais pela Escola Naval (RJ).

Seu livro de estreia,  Por que o Elvis Não Latiu?, foi agraciado pelo Prêmio CRESCER como um dos trinta melhores títulos infantis publicados no Brasil.

O romance de estreia, Longe das Aldeias, foi finalista do Prêmio São Paulo de Literatura, do Prêmio Açorianos de Literatura e escolhido melhor livro do ano pelo Prêmio Associação Gaúcha de Escritores – AGES. Foi, por três anos consecutivos, jurado do Prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro – CBL.


Leia também

Concursos literários recebem inscrições em 2020

O fator humano na Escrita Criativa e na literatura de ficção

Literatura policial: Da inquietude ao senso de justiça. Entrevista com Carina Luft

O conto e a literatura de narrativa curta

Mentoria literária para escritores, saiba o que é

Romance “Longe das Aldeias” é lançado em árabe

Tagged:
Roberson Frizero é escritor, tradutor, dramaturgo e professor de Criação Literária. É Mestre em Letras pela PUCRS e Especialista em Ensino e Aprendizagem de Línguas Estrangeiras pela UFRGS. Sua formação inclui bacharelado em Ciências Navais pela Escola Naval (RJ). Seu livro de estreia, Por que o Elvis Não Latiu?, foi agraciado pelo Prêmio CRESCER como um dos trinta melhores títulos infantis publicados no Brasil. Seu romance de estreia, Longe das Aldeias, foi finalista do Prêmio São Paulo de Literatura, do Prêmio Açorianos de Literatura e escolhido melhor livro do ano pelo Prêmio Associação Gaúcha de Escritores – AGES. Foi, por três anos consecutivos, jurado do Prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro – CBL.

Related Posts