Escritor, tradutor, dramaturgo e professor de Criação Literária

Escolher um bom profissional de mentoria literária para escritores é um primeiro grande passo para uma publicação de qualidade


A mentoria literária consiste no trabalho de acompanhamento e aprimoramento da escrita criativa. Encontrar um bom profissional de mentoria literária para escritores é um passo importante para garantir melhores resultados da concepção à finalização de um original.

Original é o nome dado a uma obra literária, de ficção ou não-ficção, que ainda não foi publicada. O processo de mentoria literária para escritores inclui uma série de etapas: acompanhamento, revisão de textos e encontros periódicos entre o mentor e o assessorado.

O que é mentoria literária?

Basicamente a mentoria literária de ficção observa algumas etapas do processo de produção de textual e tem como objetivo apontar aspectos fortes fracos do texto. A partir desta avaliação, o mentor oferece explicações técnicas sobre o porquê e como determinados trechos do original podem ser modificados.

Escrevendo Literatura
Estar atento a todas etapas da produção é fundamental para o resultado final

Este trabalho é realizado de forma conjunta com o autor, por meio de encontros virtuais, estabelecendo um diálogo construtivo, preservando o estilo de escrita de quem contrata os serviços de mentoria literária.

Quanto tempo dura a mentoria literária

Depende. A mentoria literária quase sempre é relacionada ou restrita a um projeto, ou seja, pode ser um conto, um poema ou um romance. A duração da mentoria vai depender do tamanho de seu projeto.

Quanto maior o volume de texto, mais encontros serão necessários para finalizar a mentoria. Então, antes de fechar seu serviço de mentoria literária não esqueça de combinar com seu mentor exatamente qual o tamanho do seu projeto.

Ao buscar um serviço de mentoria literária para escritores lembre-se de consultar o currículo e a experiência do seu mentor. Consulte suas publicações (e premiações, quando for o caso), porque a experiência de já ter sido publicado é fundamental para uma análise mais rigorosa e sofisticada do original.

Roberton Frizero – escritor

Roberson Frizero é escritor, tradutor, dramaturgo e professor de Criação Literária. É Mestre em Letras pela PUCRS e Especialista em Ensino e Aprendizagem de Línguas Estrangeiras pela UFRGS. Sua formação inclui bacharelado em Ciências Navais pela Escola Naval (RJ).

Seu livro de estreia,  Por que o Elvis Não Latiu?, foi agraciado pelo Prêmio CRESCER como um dos trinta melhores títulos infantis publicados no Brasil.

O romance de estreia, Longe das Aldeias, foi finalista do Prêmio São Paulo de Literatura, do Prêmio Açorianos de Literatura e escolhido melhor livro do ano pelo Prêmio Associação Gaúcha de Escritores – AGES. Foi, por três anos consecutivos, jurado do Prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro – CBL.

Leia também

Romance “Longe das Aldeias” é lançado em árabe

Tagged:
Roberson Frizero é escritor, tradutor, dramaturgo e professor de Criação Literária. É Mestre em Letras pela PUCRS e Especialista em Ensino e Aprendizagem de Línguas Estrangeiras pela UFRGS. Sua formação inclui bacharelado em Ciências Navais pela Escola Naval (RJ). Seu livro de estreia, Por que o Elvis Não Latiu?, foi agraciado pelo Prêmio CRESCER como um dos trinta melhores títulos infantis publicados no Brasil. Seu romance de estreia, Longe das Aldeias, foi finalista do Prêmio São Paulo de Literatura, do Prêmio Açorianos de Literatura e escolhido melhor livro do ano pelo Prêmio Associação Gaúcha de Escritores – AGES. Foi, por três anos consecutivos, jurado do Prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro – CBL.

Related Posts