Escritor, tradutor, dramaturgo e professor de Criação Literária

Uma boa forma de ingressar no mundo da literatura é participar de antologias e concorrer a premiações. Pois saiba que ainda há tempo. Listamos neste texto três concursos literários que recebem insrições em 2020.

Mas fique atento, é importante participar de bons concursos literários, que sejam criteriosos e sérios. Há concursos de literatura chamados “caça-níqueis”, que têm pouco a oferecer aos aspirantes a escritores.

Então é preciso estar atento para não ser seduzido por premiações ou coletâneas que visam, antes de tudo, arrecadar dinheiro para os organizadores.

Quando estamos atentos a estes detalhes, fica mais difícil cair em fraudes. Então, é hora de revisar os alfarrábios e colocar o bloco na rua. Afinal de contas, participar de concursos literários é uma ótima vitrine para novos escritores


Por que se inscrever em um concurso literário?

Devido a um desequilíbrio na balança entre escritores que desejam lançar um livro e editoras que estejam dispostas a bancar um autor aspirante, participar de concursos literários pode ser um modo de entrar no mercado.

O Prêmio Sesc São Paulo de Literatura, por exemplo, é uma ótima alternativa para novos autores, porque anualmente lança novos nomes no mercado editorial.

Ao se inscrever em um certame literário, é sempre interessante fazer um breve exercício de reflexão:

  • A premiação vale a pena para mim?
  • Haverá custos para participar do evento e, se sim, realmente vale a pena o investimento?
  • Os círculos literários reconhecem a relevância deste prêmio?

Não pretendemos oferecer respostas às questões acima, mas, sim, oferecer aos aspirantes a escritores critérios de avaliação. 

No final do ano, há poucos concursos abertos, mas ainda há tempo de se inscrever. Apresentamos abaixo três concursos que ainda estão recebendo textos. Dois deles para residentes em Portugal ou portugueses. 


Prêmio Cepe Nacional de Literatura e Prêmio Cepe Nacional De Literatura Infantojuvenil 2020

Enter 4 de dezembro de 2020 e 15 de janeiro de 2021 estão abertas as inscrições para o Prêmio o 6º Prêmio Cepe Nacional de Literatura e o 3º Prêmio Cepe Nacional De Literatura Infantojuvenil 2020.

Podem participar brasileiros natos ou naturalizados residentes no Brasil ou no exterior. As inscrições podem ser feitas no site do concurso.

A premição para os primeiros lugares variam entre R$ 10 mil e R$ 20 mil. Mais informações no site da Cepe.


Concurso nacional Revista Taverna

Imagem da home page da Revista Taverna
Imagem da home page da Revista Taverna

A Revista Taverna recebe até sábado, 5 de dezembro de 2020, originais para sua próxima publicação. O prazo se encerra nos próximos dias, mas quem sabe vale a pena tirar aquele conto da gaveta, hein?

Para saber mais detalhes sobre as regras de envio e como submeter seu texto original acesse o site da editora


Imaginauta – Chamada para antologia de ficção especulativa à portuguesa

Cartaz de divulgação da Antologia da Editora Imaginauta
Cartaz de divulgação da Antologia da Editora Imaginauta

Para os portugueses ou residentes em Portugal a antologia de ficção especulativa da editora Imaginauta é uma boa alternativa. O número que recebe inscrições é voltado para temas de ficção científica e fantasia.

A publicação não cobra nenhum valor para inscrição e os autores dos textos selecionados ainda receberão 10% do valor das vendas, divididos entre todos participantes.

As submissões vão até o dia 31 de dezembro. Fique atento às regras e não perca o prazo.


Prêmio Literário João Gaspar Simões

Cartaz do Prêmio Literário João Gaspar Simões
Cartaz do Prêmio Literário João Gaspar Simões

Essa também é uma dica para nossos irmãos portugueses, o Prêmio Literário João Gaspar SimõesEdição 2020/2021. O concurso recebe obras originais, inéditas, do gênero prosas narrativas sob a forma de romance ou novela.

A organização do Prêmio Literário João Gaspar Simões é realizada pelo Município da Figueira da Foz, em Portugal. A premiação é de 2.500 euros para o vencedor e o concurso ocorre a cada dois anos.

Para mais informações e as regras para submissão dos textos acesse o edital do concurso.


Roberton Frizero – escritor

Roberson Frizero é escritor, tradutor, dramaturgo e professor de Criação Literária. É Mestre em Letras pela PUCRS e Especialista em Ensino e Aprendizagem de Línguas Estrangeiras pela UFRGS. Sua formação inclui bacharelado em Ciências Navais pela Escola Naval (RJ).

Seu livro de estreia,  Por que o Elvis Não Latiu?, foi agraciado pelo Prêmio CRESCER como um dos trinta melhores títulos infantis publicados no Brasil.

O romance de estreia, Longe das Aldeias, foi finalista do Prêmio São Paulo de Literatura, do Prêmio Açorianos de Literatura e escolhido melhor livro do ano pelo Prêmio Associação Gaúcha de Escritores – AGES. Foi, por três anos consecutivos, jurado do Prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro – CBL.


Leia também

O fator humano na Escrita Criativa e na literatura de ficção

Literatura policial: Da inquietude ao senso de justiça. Entrevista com Carina Luft

O conto e a literatura de narrativa curta

Mentoria literária para escritores, saiba o que é

Romance “Longe das Aldeias” é lançado em árabe

Tagged:
Roberson Frizero é escritor, tradutor, dramaturgo e professor de Criação Literária. É Mestre em Letras pela PUCRS e Especialista em Ensino e Aprendizagem de Línguas Estrangeiras pela UFRGS. Sua formação inclui bacharelado em Ciências Navais pela Escola Naval (RJ). Seu livro de estreia, Por que o Elvis Não Latiu?, foi agraciado pelo Prêmio CRESCER como um dos trinta melhores títulos infantis publicados no Brasil. Seu romance de estreia, Longe das Aldeias, foi finalista do Prêmio São Paulo de Literatura, do Prêmio Açorianos de Literatura e escolhido melhor livro do ano pelo Prêmio Associação Gaúcha de Escritores – AGES. Foi, por três anos consecutivos, jurado do Prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro – CBL.

8 COMMENTS

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts