Escritor, tradutor, dramaturgo e professor de Criação Literária

Escrever um texto literário é um processo solitário e às vezes desafiador. Ter ideias na literatura nem sempre é simples ou fácil, mas está longe de ser impossível. O mais importante, contudo, é fugir do mito da “inspiração”.

Em suma, escrever um texto literário tem mais a ver com transpiração. É disso que se trata. Compreender esta dimensão requer superar uma certa idealização da literatura, de que o ofício do escritor é algo apenas para alguns tocados por uma inspiração divina.

Ser escritor implica, antes de tudo, uma postura atenta. É o cotidiano, rico de histórias, de eventos aparentemente banais, o manancial de onde vem temas e questões capazes de dar vida à literatura.

Neste texto, apresentamos três dicas sobre ter ideias para história ficcionais.

Seja um leitor arguto

Acredite, é impossível ser escritor, sem antes, ser um leitor de literatura e quanto mais vasta a obra, melhor. Dos grandes romancistas russos, passando pela literatura fantástica da América Latina ou os clássicos ingleses, e toda a rica ficção brasileira, ler é essencial.

Mas lembre-se, quanto mais rica for sua leitura, atenta e com a argúcia de um leitor que pretende escrever, tanto mais você estará vacinado contra o “bloqueio criativo”. Leia um livro, um conto ou um poema, como um maestro que destrincha da partitura sua essência, sua alma, sua força. Tudo isso ajudará você a ter ideias para escrita criativa.

Desperte sua curiosidade

Quando dissemos anteriormente que a curiosidade pelo cotidiano é um elemento importante, estamos sugerindo que é fundamental estarmos atentos à vida, sobretudo em seu sentido ordinário.

Anote também. Teve um insight, é importante tomar nota, escrever e não esquecer. Não subestime nada. De uma fila na padaria se faz um romance, senão o livro todo, o start, a fagulha que dará início à obra toda. Uma ideia genial, às vezes começa com algo que parece desimportante, mas que vai ganhando corpo na escrita.

Tome as rédeas da estória e esteja disposto a escrever

Tomar as rédeas da história consiste em nada mais que… sentar e escrever. É isso. Muitas ideias morrem simplesmente porque não habitam as folhas de papel, vivem apenas na cabeça dos autores, mas lá é impossível que elas ganhem vida.

Os dois amigos principais do bloqueio criativo são a preguiça e a timidez. Se o primeiro se vence com disciplina, o segundo não há porque temer e ficar tímido, pois o importante é escrever, ler, revisar e escrever de novo. Não há outra alternativa, é assim que se transforma em escritor.

E agora, como faço para escrever?

Escreva. Simples assim. Escrever é um ato de coragem também e se você está disposto a escrever, escreva.

Outra dica simples, acompanhe o site Frizero e não deixe de seguir nossos textos!


Clube de Criação Literária

Clube de Criação Literária é uma dessas ações de mecenato coletivo – neste caso, em favor do escritor e tradutor Robertson Frizero. Mas, como o próprio nome sugere, é uma ação de mecenato que traz, também, uma ideia inovadora no campo da formação continuada em Escrita Criativa.

Programação de maio do Clube de Criação Literária

A programação traz, em dias alternativos, alguns encontros já ministrados e que foram solicitados por vocês para uma reedição.

Esses cursos serão abertos ao público em geral, mas para afiliados do CCL há um desconto de 60% no valor. Caso indique um aluno para o curso que efetive sua matrícula, o afiliado ganha bolsa integral na atividade. O primeiro tema será a Escrita de Roteiros Audiovisuais.

Programação Clube de Escritores - Robertson Frizero
Programação Clube de Criação Literária – Robertson Frizero
Programação oficina de Roteiros Robertson Frizero
Programação oficina de Roteiros Robertson Frizero

Leia também

Conheça a chamada Zooliteratura

Como fazer crítica literária

Prêmio Cepe de Literatura abre inscrições

Lançamento da Antologia Literatura Mínima

Como ordenar o tempo na narrativa

O que são e como funcionam os argumentos em um texto de ficção

A escolha das palavras e os efeitos de sentido

Estrutura narrativa na literatura de ficção

O que é poesia?

Escrita criativa: exercício e rigor

Audiolivros ou Audiobooks: para “ler” no volume máximo

Tagged:
Roberson Frizero é escritor, tradutor, dramaturgo e professor de Criação Literária. É Mestre em Letras pela PUCRS e Especialista em Ensino e Aprendizagem de Línguas Estrangeiras pela UFRGS. Sua formação inclui bacharelado em Ciências Navais pela Escola Naval (RJ). Seu livro de estreia, Por que o Elvis Não Latiu?, foi agraciado pelo Prêmio CRESCER como um dos trinta melhores títulos infantis publicados no Brasil. Seu romance de estreia, Longe das Aldeias, foi finalista do Prêmio São Paulo de Literatura, do Prêmio Açorianos de Literatura e escolhido melhor livro do ano pelo Prêmio Associação Gaúcha de Escritores – AGES. Foi, por três anos consecutivos, jurado do Prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro – CBL.

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts