“Conto natalino” é o destaque da programação de dezembro do Clube de Criação Literária

Homem usando notebook e tomando café

A programação do Clube de Criação Literária segue a todo vapor em dezembro e o destaque fica por conta da oficina inédita “Conto natalino”. No ocidente há uma longa tradição literária, para os mais variados gostos, de livros e contos de natal.

A proposta desta oficina é apresentar um pouco destes textos que se voltam para essa importante celebração anual e incentivar os participantes a escreverem seus próprios textos ficcionais natalinos.

As aulas, que ocorrem às quartas e sábados, não ficam por aí e trazem uma série de conteúdos interessantes. Dentre eles estão as oficinas dedicadas aos Romances de Amor, como construir conflitos , suspense e muito mais.

Programação dezembro Clube de Criação Literária
Divulgação

Como escrever (bons) romances de amor | 1º de dezembro (quarta-feira)

Escrever bons Romances de Amor, que tragam ao leitor mais que uma experiência “água com açúcar”, típica da seção da tarde, é algo que pode ser um pouco mais difícil do que parece.

Mas calma, também não é um bicho de sete cabeças e nesta oficina você poderá aprender técnicas e conhecer dicas que lhe façam escapar do caminho fácil e literariamente deselegante do pedantismo, tratando o amor em sua complexidade.

O narrador em primeira pessoa | 4 de dezembro (sábado)

Embora muitos escritores utilizem o narrador em primeira pessoa em seus contos e romances e ele pareça, à primeira vista, mais “fácil”, escrever em primeira pessoa sem ser o personagem e com qualidade, é algo que exige atenção e competência técnica.

Nesta oficina, Frizero apresenta bons exemplos de narradores em primeira pessoa e ajuda os alunos a construírem os seus próprios com rigor técnico e beleza estética.

O conto literário | 8 de dezembro (quarta-feira)

Um conto é mais que um texto de ficção curto. Conhecer as características técnicas e estéticas do conto é fundamental para aprimorar esse famoso e popular gênero literário.

Nesta oficina os leitores terão acesso a dicas e exemplos de contos para que possam construir e exercitar seus próprios textos neste formato. Essa pode ser uma fantástica porta de entrada para o mundo da escrita criativa ficcional.

Pontuação, por que não? | 11 de dezembro (sábado)

Pontuar corretamente um texto é fundamental para garantir que sua mensagem seja lida corretamente. Já pensaram em quanta confusão uma vírgula mal colocada pode causar?

O mais legal desta oficina é que, embora ela seja focada para textos ficcionais, qualquer profissional pode se interessar por seu conteúdo, afinal na era das redes sociais e comunicação digital, saber pontuar é fundamental.

Conto natalino | 15 de dezembro (quarta-feira)

A oficina inédita Conto natalino apresentará textos ficcionais e romances que tenham como tema central o Natal, data muito importante no ocidente, especialmente para os cristãos.

Se você quer ter um gostinho de como será esse encontro, acesse o texto que publicamos em 2020 intitulado Natal na literatura: dez dicas de obras que retratam o espírito natalino, com uma lista especialíssima.

Planejando a publicação | 18 de dezembro (sábado)

Bem que os escritores gostariam de se dedicar exclusivamente à escrita literária, gastando toda sua energia no processo criativo. Mas a realidade é um pouco diferente e saber planejar e publicar seus textos é fundamental, sobretudo aos escritores inexperientes.

Neste encontro serão abordados e discutidos aspectos ligados à publicação de originais e sobre a construção da carreira literária. Ah, e o melhor, esse encontro é gratuito! Esta pode ser uma ótima maneira de você conhecer como funciona o Clube de Criação Literária.

Conflito e suspense. Como manter o interesse do leitor | 22 de dezembro (quarta-feira)

O último encontro de 2021 do Clube de Criação Literária, que reúne escritores, estudiosos e interessados em textos ficcionais, debaterá dois aspectos importantes da escrita criativa: conflito e suspense.

A proposta é apresentar e discutir maneiras de manter o suspense ao longo da obra. O que torna um texto literário interessante e confere dimensão humana a uma estória é o conflito. Tanto melhor quando o personagem o enfrente em um contexto de suspense, prendendo a atenção do leitor o tempo todo. Não perca!


Clube de criação literária

Clube de Criação Literária é uma dessas ações de mecenato coletivo – neste caso, em favor do escritor e tradutor Robertson Frizero. Mas, como o próprio nome sugere, é uma ação de mecenato que traz, também, uma ideia inovadora no campo da formação continuada em Escrita Criativa.

Associando-se ao Clube, o participante colabora com o mecenato coletivo e tem acesso a conteúdo exclusivo sobre Criação Literária:

  • Material didáticoartigos resenhas de livros de interesse na área de Criação Literária;
  • Reuniões on-line e debates sobre Criação LiteráriaLiteratura Mercado Editorial;
  • Vídeos, áudios, apresentações e sessões de mentoria literária em grupo;
  • Sorteios mensais de livros e serviços de mentoria literária individual e leitura crítica.

Desafio de literatura 2021: envie suas resenhas e ganhe prêmios

Conhece o Desafio de literatura 2021 do site Frizero? Você pode publicar sua resenha literária em nossa página e de quebra ganhar o livro  Dostoiévski – Correspondências (1838-1880), do escritor russo que completa duzentos anos de nascimento em 2021. A edição foi traduzida por Robertson Frizero.

Como devo escrever e enviar minha resenha

No mês de novembro, o desafio é ler Um romance ou novela literária escrita por Fiódor Dostoiévski ou inspirada em sua obra.

Para participar basta enviar seu texto para sitefrizero@gmail.com com o assunto [DESAFIO DE LITERATURA – NOME DO PARTICIPANTE].

Lembre-se deixar no formato .doc com a seguinte formatação: Times New Roman, 12, espaçamento 1.5, título e autor no nome do arquivo.

Caso sua resenha seja escolhida para publicação, você receberá um e-mail solicitando dados para o recebimento da premiação.


Robertson Frizero

Retrato de Robertson Frizero
Robertson Frizero

Robertson Frizero é escritor, tradutor e professor de Criação Literária. Sua primeira oficina foi lançada em 2011, e desde então se manteve em atividade contínua, entre oficinas, cursos, palestras e mentorias literárias. Foi jurado do Prêmio Jabuti de Literatura por três anos consecutivos e jurado do Prêmio Açorianos de Literatura. É Mestre em Letras pela PUCRS e especialista em Ensino e Aprendizagem de Línguas Estrangeiras pela UFRGS.

Frizero é autor de romances e livros infantis premiados, e já publicou também poesia, contos e textos teatrais. Seu livro de estreia, o infantil Por que o Elvis Não Latiu? [8INVERSO, 2010], foi agraciado com o Prêmio Crescer. Seu romance de estreia, Longe das Aldeias [Dublinense, 2015], ganhou o Prêmio AGES de melhor romance do ano pela Associação Gaúcha de Escritores – AGES e foi finalista dos prêmios São Paulo de Literatura e Açorianos de LiteraturaLonge das Aldeias foi também escolhido pelo Governo Federal para distribuição à Rede Pública de Ensino no PNDL Literário 2018. Em 2020, Longe das Aldeias foi traduzido para o árabe e publicado no Kuwait e Iraque, com distribuição para todo o mundo árabe.


Leia também

Podcast Clube de Criação Literária

José Saramago, Nobel de Literatura: 99 anos

Robertson Frizero e Longe das aldeias são finalistas do Prêmio Jabuti

Longe da Aldeias no clube de leitores TAG Livros

Como ler literatura – A importância dos “Começos” | Parte 2

“É a ação dramática, que impulsiona o texto adiante”. A dramaturgia de Robertson Frizero

Mal e cura: Poesias, novo livro de Robertson Frizero

Longe das Aldeias será publicado em Persa

Longe das aldeias – Resenha de Aêgla Benevides do @inlibriveritas

Longe das aldeias de Robertson Frizero – Lançamento 2ª edição

Oficina literária – Escrevendo histórias de amor com Robertson Frizero – EAD – Inscrições abertas

4 Replies to ““Conto natalino” é o destaque da programação de dezembro do Clube de Criação Literária”

  1. […] “Conto natalino” é o destaque da programação de dezembro do Clube de Criação Literária […]

  2. […] “Conto natalino” é o destaque da programação de dezembro do Clube de Criação Literária […]

  3. […] “Conto natalino” é o destaque da programação de dezembro do Clube de Criação Literária […]

  4. […] “Conto natalino” é o destaque da programação de dezembro do Clube de Criação Literária […]

Deixe um comentário