Escritor, tradutor, dramaturgo e professor de Criação Literária

“Conto natalino” é o destaque da programação de dezembro do Clube de Criação Literária

A programação do Clube de Criação Literária segue a todo vapor em dezembro e o destaque fica por conta da oficina inédita “Conto natalino”. No ocidente há uma longa tradição literária, para os mais variados gostos, de livros e contos de natal.

A proposta desta oficina é apresentar um pouco destes textos que se voltam para essa importante celebração anual e incentivar os participantes a escreverem seus próprios textos ficcionais natalinos.

As aulas, que ocorrem às quartas e sábados, não ficam por aí e trazem uma série de conteúdos interessantes. Dentre eles estão as oficinas dedicadas aos Romances de Amor, como construir conflitos , suspense e muito mais.

Programação dezembro Clube de Criação Literária
Divulgação

Como escrever (bons) romances de amor | 1º de dezembro (quarta-feira)

Escrever bons Romances de Amor, que tragam ao leitor mais que uma experiência “água com açúcar”, típica da seção da tarde, é algo que pode ser um pouco mais difícil do que parece.

Mas calma, também não é um bicho de sete cabeças e nesta oficina você poderá aprender técnicas e conhecer dicas que lhe façam escapar do caminho fácil e literariamente deselegante do pedantismo, tratando o amor em sua complexidade.

O narrador em primeira pessoa | 4 de dezembro (sábado)

Embora muitos escritores utilizem o narrador em primeira pessoa em seus contos e romances e ele pareça, à primeira vista, mais “fácil”, escrever em primeira pessoa sem ser o personagem e com qualidade, é algo que exige atenção e competência técnica.

Nesta oficina, Frizero apresenta bons exemplos de narradores em primeira pessoa e ajuda os alunos a construírem os seus próprios com rigor técnico e beleza estética.

O conto literário | 8 de dezembro (quarta-feira)

Um conto é mais que um texto de ficção curto. Conhecer as características técnicas e estéticas do conto é fundamental para aprimorar esse famoso e popular gênero literário.

Nesta oficina os leitores terão acesso a dicas e exemplos de contos para que possam construir e exercitar seus próprios textos neste formato. Essa pode ser uma fantástica porta de entrada para o mundo da escrita criativa ficcional.

Pontuação, por que não? | 11 de dezembro (sábado)

Pontuar corretamente um texto é fundamental para garantir que sua mensagem seja lida corretamente. Já pensaram em quanta confusão uma vírgula mal colocada pode causar?

O mais legal desta oficina é que, embora ela seja focada para textos ficcionais, qualquer profissional pode se interessar por seu conteúdo, afinal na era das redes sociais e comunicação digital, saber pontuar é fundamental.

Conto natalino | 15 de dezembro (quarta-feira)

A oficina inédita Conto natalino apresentará textos ficcionais e romances que tenham como tema central o Natal, data muito importante no ocidente, especialmente para os cristãos.

Se você quer ter um gostinho de como será esse encontro, acesse o texto que publicamos em 2020 intitulado Natal na literatura: dez dicas de obras que retratam o espírito natalino, com uma lista especialíssima.

Planejando a publicação | 18 de dezembro (sábado)

Bem que os escritores gostariam de se dedicar exclusivamente à escrita literária, gastando toda sua energia no processo criativo. Mas a realidade é um pouco diferente e saber planejar e publicar seus textos é fundamental, sobretudo aos escritores inexperientes.

Neste encontro serão abordados e discutidos aspectos ligados à publicação de originais e sobre a construção da carreira literária. Ah, e o melhor, esse encontro é gratuito! Esta pode ser uma ótima maneira de você conhecer como funciona o Clube de Criação Literária.

Conflito e suspense. Como manter o interesse do leitor | 22 de dezembro (quarta-feira)

O último encontro de 2021 do Clube de Criação Literária, que reúne escritores, estudiosos e interessados em textos ficcionais, debaterá dois aspectos importantes da escrita criativa: conflito e suspense.

A proposta é apresentar e discutir maneiras de manter o suspense ao longo da obra. O que torna um texto literário interessante e confere dimensão humana a uma estória é o conflito. Tanto melhor quando o personagem o enfrente em um contexto de suspense, prendendo a atenção do leitor o tempo todo. Não perca!


Clube de criação literária

Clube de Criação Literária é uma dessas ações de mecenato coletivo – neste caso, em favor do escritor e tradutor Robertson Frizero. Mas, como o próprio nome sugere, é uma ação de mecenato que traz, também, uma ideia inovadora no campo da formação continuada em Escrita Criativa.

Associando-se ao Clube, o participante colabora com o mecenato coletivo e tem acesso a conteúdo exclusivo sobre Criação Literária:

  • Material didáticoartigos resenhas de livros de interesse na área de Criação Literária;
  • Reuniões on-line e debates sobre Criação LiteráriaLiteratura Mercado Editorial;
  • Vídeos, áudios, apresentações e sessões de mentoria literária em grupo;
  • Sorteios mensais de livros e serviços de mentoria literária individual e leitura crítica.

Desafio de literatura 2021: envie suas resenhas e ganhe prêmios

Conhece o Desafio de literatura 2021 do site Frizero? Você pode publicar sua resenha literária em nossa página e de quebra ganhar o livro  Dostoiévski – Correspondências (1838-1880), do escritor russo que completa duzentos anos de nascimento em 2021. A edição foi traduzida por Robertson Frizero.

Como devo escrever e enviar minha resenha

No mês de novembro, o desafio é ler Um romance ou novela literária escrita por Fiódor Dostoiévski ou inspirada em sua obra.

Para participar basta enviar seu texto para sitefrizero@gmail.com com o assunto [DESAFIO DE LITERATURA – NOME DO PARTICIPANTE].

Lembre-se deixar no formato .doc com a seguinte formatação: Times New Roman, 12, espaçamento 1.5, título e autor no nome do arquivo.

Caso sua resenha seja escolhida para publicação, você receberá um e-mail solicitando dados para o recebimento da premiação.


Robertson Frizero

Retrato de Robertson Frizero
Robertson Frizero

Robertson Frizero é escritor, tradutor e professor de Criação Literária. Sua primeira oficina foi lançada em 2011, e desde então se manteve em atividade contínua, entre oficinas, cursos, palestras e mentorias literárias. Foi jurado do Prêmio Jabuti de Literatura por três anos consecutivos e jurado do Prêmio Açorianos de Literatura. É Mestre em Letras pela PUCRS e especialista em Ensino e Aprendizagem de Línguas Estrangeiras pela UFRGS.

Frizero é autor de romances e livros infantis premiados, e já publicou também poesia, contos e textos teatrais. Seu livro de estreia, o infantil Por que o Elvis Não Latiu? [8INVERSO, 2010], foi agraciado com o Prêmio Crescer. Seu romance de estreia, Longe das Aldeias [Dublinense, 2015], ganhou o Prêmio AGES de melhor romance do ano pela Associação Gaúcha de Escritores – AGES e foi finalista dos prêmios São Paulo de Literatura e Açorianos de LiteraturaLonge das Aldeias foi também escolhido pelo Governo Federal para distribuição à Rede Pública de Ensino no PNDL Literário 2018. Em 2020, Longe das Aldeias foi traduzido para o árabe e publicado no Kuwait e Iraque, com distribuição para todo o mundo árabe.


Leia também

Podcast Clube de Criação Literária

José Saramago, Nobel de Literatura: 99 anos

Robertson Frizero e Longe das aldeias são finalistas do Prêmio Jabuti

Longe da Aldeias no clube de leitores TAG Livros

Como ler literatura – A importância dos “Começos” | Parte 2

“É a ação dramática, que impulsiona o texto adiante”. A dramaturgia de Robertson Frizero

Mal e cura: Poesias, novo livro de Robertson Frizero

Longe das Aldeias será publicado em Persa

Longe das aldeias – Resenha de Aêgla Benevides do @inlibriveritas

Longe das aldeias de Robertson Frizero – Lançamento 2ª edição

Oficina literária – Escrevendo histórias de amor com Robertson Frizero – EAD – Inscrições abertas

Tagged:
Roberson Frizero é escritor, tradutor, dramaturgo e professor de Criação Literária. É Mestre em Letras pela PUCRS e Especialista em Ensino e Aprendizagem de Línguas Estrangeiras pela UFRGS. Sua formação inclui bacharelado em Ciências Navais pela Escola Naval (RJ). Seu livro de estreia, Por que o Elvis Não Latiu?, foi agraciado pelo Prêmio CRESCER como um dos trinta melhores títulos infantis publicados no Brasil. Seu romance de estreia, Longe das Aldeias, foi finalista do Prêmio São Paulo de Literatura, do Prêmio Açorianos de Literatura e escolhido melhor livro do ano pelo Prêmio Associação Gaúcha de Escritores – AGES. Foi, por três anos consecutivos, jurado do Prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro – CBL.

Related Posts