Escritor, tradutor, dramaturgo e professor de Criação Literária

Conversas literárias com Robertson Frizero e Dedé Ribeiro – Escrita teatral e produção cultural

Em mais um dos encontros Conversas Literárias o escritor Robertson Frizero recebeu no Canal Café do Escritor, no YouTube, uma personagem importante do cenário cultural brasileiro. Desta vez foi a multifacetada – jornalista, atriz, escritora, professora, artista, produtora cultural – Dedé Ribeiro.

Na conversa, Dedé Ribeiro rememora o começo da produção cultural no Rio Grande do Sul, que acaba, de algum, modo coincidindo com o começo da atividade no Brasil. Tudo isso regado a muita conversa boa e informações sobre o mercado cultural atual.

Acompanhe esta entrevista especialíssima e aprenda um pouco mais como estar atento a editais de incentivo à cultura, seja do poder público ou da iniciativa privada!

Dedé Ribeiro

Dedé Ribeiro (Arquivo pessoal/Instagram)

Dedé Ribeiro é jornalista por formação, com D.E.A. na Universidade de Paris I – Sorbonne (França) e mestrado em Artes Visuais na UFRGS.

Produz eventos culturais e artistas desde 1977, tendo criado um curso de produção cultural em Porto Alegre em 1986 – o primeiro que se tem notícia no Brasil -, atuante até os dias de hoje. Já ministrou cursos em várias cidades brasileiras, além de Uruguai, Portugal e Angola.

Dirigiu importantes centros culturais (Usina do Gasômetro, Santander Cultural) e criou (juntamente com a equipe da Liga/Dux (www.liga.art.br) – empresa que é sócia-fundadora) políticas culturais para instituições como Unisinos, Rede Metodista de Educação, Centro Histórico-Cultural da Santa Casa e Instituto Ling.

.

Tagged:
Roberson Frizero é escritor, tradutor, dramaturgo e professor de Criação Literária. É Mestre em Letras pela PUCRS e Especialista em Ensino e Aprendizagem de Línguas Estrangeiras pela UFRGS. Sua formação inclui bacharelado em Ciências Navais pela Escola Naval (RJ). Seu livro de estreia, Por que o Elvis Não Latiu?, foi agraciado pelo Prêmio CRESCER como um dos trinta melhores títulos infantis publicados no Brasil. Seu romance de estreia, Longe das Aldeias, foi finalista do Prêmio São Paulo de Literatura, do Prêmio Açorianos de Literatura e escolhido melhor livro do ano pelo Prêmio Associação Gaúcha de Escritores – AGES. Foi, por três anos consecutivos, jurado do Prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro – CBL.

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts