Escritor, tradutor, dramaturgo e professor de Criação Literária

No dia 26 de setembro foi lançado globalmente o mais novo livro da saga Percy Jackson O cálice dos deuses. No Brasil a obra foi traduzida e editada pela Editora Intrínseca. O volume é uma aventura de fantasia infanto-juvenil.

Percy Jackson
Imagem: Divulgação Disney

O lançamento da obra em nosso país ocorreu de forma simultânea à estreia no idioma original. Escrito por Rick Riordan, a coleção Percy Jackson e os Olimpianos é uma série literária que mistura aventura e fantasia, retratando a mitologia grega no século XXI.

A nova edição brasileira tem 272 páginas, um visual arrebatador e o preço médio de R$ 59,90. Tudo isso e uma história de tirar o fôlego.

Por que escritores devem ler a série Percy Jackson

Rick Riordan declaradamente inspirou-se na série de livros Harry Potter, da autora inglesa J. K. Rowling, para construir seu universo de fantasia para a série Percy Jackson e os Olimpianos – o autor tem, atualmente, outras séries publicadas. Percy também é um menino órfão cujas origens lhe são ocultadas até que um evento fantástico traz a revelação do quanto ele é diferente, e do quanto isso explica muitos dos estranhamentos vividos em sua infância. Ele também é um adolescente ao descobrir tudo isso – Harry Potter tinha doze anos de idade; Percy Jackson tem treze – e também é designado para estudar em uma escola destinada a jovens especiais como ele. Também existe sobre Percy uma lenda que o vincula aos destinos do mundo… Mas a série de Rick Riordan tem suas qualidades muito peculiares e que podem tornar sua leitura um rico aprendizado para escritores, sobretudo os que pretendem produzir Literatura para crianças e jovens.

O primeiro aspecto que chama a atenção na série de Rick Riordan é o genial aproveitamento da mitologia grega em uma história de Fantasia que traz os deuses e semideuses para o mundo contemporâneo. A explicação para isso é bem verossímil e a maneira como a organização da sociedade atual reflete essa transposição dos mitos gregos para os dias atuais é genial. Riordan deixou a criatividade aflorar e criou incríveis paralelos entre mito e realidade, imaginando que papéis estariam exercendo os deuses, semideuses e monstros se estivessem todos disfarçados, vivendo entre nós. O autor é professor de História e Mitologia Grega, afinal…

Além dessa Master Class de pesquisa e elaboração criativa de um mundo fantástico, o narrador da série Percy Jackson é também uma aula de escrita. Jackson é um garoto de treze anos de idade que fala e age como tal; é impossível ler o primeiro volume, Percy Jackson e o Ladrão de Raios, e não sentir como se um jovem dessa idade estivesse a contar sua própria história. Para isso, tanto a escolha vocabular quanto a estrutura frasal colaboram muito, mas há sobretudo a fina percepção de Riordan sobre quem é seu protagonista. Em tempos nos quais tantos escritores escolhem usar narradores em primeira pessoa – por vezes, seguindo apenas o modismo do momento –, esta série de Riordan pode ser uma grande fonte de inspiração para a importância da construção da personagem na composição da voz narrativa.

Ficha técnica

Título: O CÁLICE DOS DEUSES (Percy Jackson e os olimpianos)
Tradução: Regiane Winarski
Páginas: 272
Gênero: Literatura Infantil – Fantasia e Magia
Formato: 13,5 x 21 x 1,3 cm
ISBN: 978-65-5560-649-2
E-ISBN: 978-65-5560-648-5
Lançamento: 26/09/2023

Tagged:
Roberson Frizero é escritor, tradutor, dramaturgo e professor de Criação Literária. É Mestre em Letras pela PUCRS e Especialista em Ensino e Aprendizagem de Línguas Estrangeiras pela UFRGS. Sua formação inclui bacharelado em Ciências Navais pela Escola Naval (RJ). Seu livro de estreia, Por que o Elvis Não Latiu?, foi agraciado pelo Prêmio CRESCER como um dos trinta melhores títulos infantis publicados no Brasil. Seu romance de estreia, Longe das Aldeias, foi finalista do Prêmio São Paulo de Literatura, do Prêmio Açorianos de Literatura e escolhido melhor livro do ano pelo Prêmio Associação Gaúcha de Escritores – AGES. Foi, por três anos consecutivos, jurado do Prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro – CBL.

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts