Escritor, tradutor, dramaturgo e professor de Criação Literária

Com os desejos de um Feliz 2024, encerramos nossa programação de postagens neste ano com uma retrospectiva dos lançamentos literários de obras autorais ou organizadas por Robertson Frizero.

O ano foi bastante produtivo, inclusive com o lançamento da primeira obra literária do autor, Socorro Furtado, que recebeu uma edição especialíssima da editora EntreCapas. Ao todo foram quatro obras, incluindo um guia literário para ficção minimalista.

Acompanhe o texto até o final e relembre bons momentos deste ano que está se encerrando.

Quero escrever microliteratura

A obra Quero escrever Microliteratura é um pequeno manual de iniciação à Literatura Minimalista no qual são apresentados os princípios (e alguns segredos!) dessa nova forma de escrever Literatura usando o mínimo de palavras.

A abordagem valoriza o potencial imenso da Microliteratura em apresentar textos densos e profundos, com qualidade literária e que contem, sim, uma história.

Capa do livro Quero escrever microliteratura de Robertson Frizero, com uma capa com texto desfocado ao fundo e micro action figures em primeiro plano

Socorro Furtado

Socorro Furtado, cuja versão original foi escrita há 15 anos como exercício da Oficina Literária do professor Assis Brasil, conta a história de um estudante de Medicina, mais importante morador de uma pensão modesta.

Ele descobre uma insuspeitada paixão pela mais tímida e reclusa das hóspedes – e presencia uma tragédia anunciada, que afetará a dinâmica da casa de forma surpreendente e definitiva. Os segredos de uma moça pacata, de gestos pequenos e voz recolhida é o fio condutor que conduz personagens e leitores por esta obra.

Imagem da capa do livro Socorro Furtado, de Robertson Frizero. Trata-se de um recorte da obra Mulher sentada de perfil (1909), Jean-Louis Forain, National Gallery of Art, Washington DC, EUA.

Microcontos Maternos

O projeto Literatura Mínima, que reúne diversos autores sob a coordenação do escritor Robertson Frizero, lança mais uma antologia de microcontos, desta vez tendo por tema a maternidade.

Microcontos Maternos vai além de uma homenagem ao Dia das Mães: nos sessenta textos que compõem a obra, os escritores visitam os múltiplos aspectos da experiência de ser mãe – do amor e acolhimento às relações tempestuosas entre mães e filhos, das palavras de amor aos silêncios amargos, da felicidade e aconchego à dor da ausência e ao luto.

Capa do livro Microcontos Maternos. Na imagem, uma mulher segura uma criança no colo, que dorme com o rosto encostado no ombro.

Histórias para se ler voando

Em Histórias para se ler voando Frizero explora detalhes do cotidiano de forma poética e em uma prosa com poucas palavras. Mas não se engane, a brevidade do texto guarda grandes impactos literários e reflexivos.

São mais de sessenta microcontos, em 92 páginas, reunidos em mais uma edição expecialíssima da editora EntreCapas.

Capa Histórias para se ler voando
Tagged:
Roberson Frizero é escritor, tradutor, dramaturgo e professor de Criação Literária. É Mestre em Letras pela PUCRS e Especialista em Ensino e Aprendizagem de Línguas Estrangeiras pela UFRGS. Sua formação inclui bacharelado em Ciências Navais pela Escola Naval (RJ). Seu livro de estreia, Por que o Elvis Não Latiu?, foi agraciado pelo Prêmio CRESCER como um dos trinta melhores títulos infantis publicados no Brasil. Seu romance de estreia, Longe das Aldeias, foi finalista do Prêmio São Paulo de Literatura, do Prêmio Açorianos de Literatura e escolhido melhor livro do ano pelo Prêmio Associação Gaúcha de Escritores – AGES. Foi, por três anos consecutivos, jurado do Prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro – CBL.

1 COMMENTS

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts