Escritor, tradutor, dramaturgo e professor de Criação Literária

Livro com 28 poemas inéditos está disponível na Amazon. Clique aqui para acessar Mal e Cura: Poesias

Capa Mal e Cura: Poesias, de Robertson Friizero
Imagem: Divulgação

A dor não é tema incomum à poesia. Mas, em geral, é a dor do espírito que ganha versos. Esta coletânea de poemas inéditos do escritor Robertson Frizero, chamada Mal e Cura: Poesia traz também alguma luz sobre o sofrimento à flor da pele, aquele que nos leva a médicos, exames, hospitais, pílulas, conselhos de estranhos…

A dor que atesta a nossa fraqueza humana, nossa fragilidade. Apesar do tema, é um livro que faz refletir mais que sofrer – sobre as dores do corpo e da alma – em versos nos quais o lirismo, a ironia e mesmo o humor estão presentes.


Entrevista com Robertson Frizero

Nesta breve entrevista, concedida ao editor do site Frizero, o autor fala um pouco mais sobre a obra.

Como o contexto da pandemia trouxe um outro entendimento sobre a dor?
Robertson Frizero –
Os primeiros poemas desse livro foram escritos em leitos de hospital. Ali, sem muito o que fazer além de seguir as prescrições e me adequar à rotina esvaziada de paciente, tive a ideia de registrar em versos essas sensações, que muitas vezes passam despercebidas pelos próprios profissionais de saúde que nos atendem.

E infelizmente tenho registrado uma internação por ano desde 2018, por razões diversas. Mas a pandemia trouxe um novo olhar, de um outro mal que passou a me atingir mais pesadamente: a solidão.

Quando que o livro foi escrito?
Robertson Frizero –
O livro foi escrito entre uma internação hospitalar vivida em 2018 e o final de setembro de 2021.

O livro tem quantas poesias?
Robertson Frizero –
São vinte e oito poemas ordenados sob uma sutil linha narrativa, que começa com uma exortação aos deuses, donos de nosso destino, e acompanha esse paciente que tenta compreender suas enfermidades e sintomas, consulta-se com médicos, faz exames, recebe conselhos de estranhos e acaba por ser internado.

É de seu leito hospitalar que ele refletirá sobre suas dores do corpo e da alma, até a indagação final sobre a morte – pensamento tão comum a qualquer de nós em uma baixa hospitalar sem perspectiva de alta.

* * *

Confira abaixo dois poemas que integram a obra. Clique aqui e acesse Mal e cura: Poesias.


Corredor de hospital com pessoas correndo com uma maca
Imagem: G Casasola / PxHere CC

Enfermidades

A insônia torna-nos existencialistas.
A topada, crentes insuspeitados.


A dor de dente torna-nos videntes.
A anestesia geral, viajantes do tempo.

A gripe faz-no sérios e compenetrados.
A cãibra, dançarinos exóticos.

A coceira faz-nos gregários e criativos.
A enxaqueca, ermitões.

A diarreia deixa-nos velozes, por vezes, até furiosos.
A infecção sem nome, estranhamente poéticos.

Robertson Frizero


Cama abandonada em local abandonado
Imagem: PxHere / CC

Internação

A horas,
lentas.
A refeição,
pontual.
As distâncias,
limitadas.
O espaço,
funcional.
As medicações,
regradas.
As injeções,
frequentes.
As visitas,
celebradas
ou ausentes.
As bactérias,
sedentas.

Robertson Frizero


Clube de criação literária

Clube de Criação Literária é uma dessas ações de mecenato coletivo – neste caso, em favor do escritor e tradutor Robertson Frizero. Mas, como o próprio nome sugere, é uma ação de mecenato que traz, também, uma ideia inovadora no campo da formação continuada em Escrita Criativa.

Associando-se ao Clube, o participante colabora com o mecenato coletivo e tem acesso a conteúdo exclusivo sobre Criação Literária:

  • Material didáticoartigos resenhas de livros de interesse na área de Criação Literária;
  • Reuniões on-line e debates sobre Criação LiteráriaLiteratura Mercado Editorial;
  • Vídeos, áudios, apresentações e sessões de mentoria literária em grupo;
  • Sorteios mensais de livros e serviços de mentoria literária individual e leitura crítica.

Desafio de literatura 2021: envie suas resenhas e ganhe prêmios

Conhece o Desafio de literatura 2021 do site Frizero? Você pode publicar sua resenha literária em nossa página e de quebra ganhar o livro  Dostoiévski – Correspondências (1838-1880), do escritor russo que completa duzentos anos de nascimento em 2021. A edição foi traduzida por Robertson Frizero.

Como devo escrever e enviar minha resenha

No mês de outubro, o desafio é ler um Um livro de terror escrito por um autor brasileiro.

Para participar basta enviar seu texto para sitefrizero@gmail.com com o assunto [DESAFIO DE LITERATURA – NOME DO PARTICIPANTE].

Lembre-se deixar no formato .doc com a seguinte formatação: Times New Roman, 12, espaçamento 1.5, título e autor no nome do arquivo.

Caso sua resenha seja escolhida para publicação, você receberá um e-mail solicitando dados para o recebimento da premiação.


Robertson Frizero

Retrato de Robertson Frizero
Robertson Frizero

Robertson Frizero é escritor, tradutor e professor de Criação Literária. Sua primeira oficina foi lançada em 2011, e desde então se manteve em atividade contínua, entre oficinas, cursos, palestras e mentorias literárias. Foi jurado do Prêmio Jabuti de Literatura por três anos consecutivos e jurado do Prêmio Açorianos de Literatura. É Mestre em Letras pela PUCRS e especialista em Ensino e Aprendizagem de Línguas Estrangeiras pela UFRGS.

Frizero é autor de romances e livros infantis premiados, e já publicou também poesia, contos e textos teatrais. Seu livro de estreia, o infantil Por que o Elvis Não Latiu? [8INVERSO, 2010], foi agraciado com o Prêmio Crescer. Seu romance de estreia, Longe das Aldeias [Dublinense, 2015], ganhou o Prêmio AGES de melhor romance do ano pela Associação Gaúcha de Escritores – AGES e foi finalista dos prêmios São Paulo de Literatura e Açorianos de LiteraturaLonge das Aldeias foi também escolhido pelo Governo Federal para distribuição à Rede Pública de Ensino no PNDL Literário 2018. Em 2020, Longe das Aldeias foi traduzido para o árabe e publicado no Kuwait e Iraque, com distribuição para todo o mundo árabe.


Leia também

Como ler literatura – A importância dos “Começos” | Parte 1

Longe das Aldeias será publicado em Persa

Longe das aldeias – Resenha de Aêgla Benevides do @inlibriveritas

Longe das aldeias de Robertson Frizero – Lançamento 2ª edição

Oficina literária – Escrevendo histórias de amor com Robertson Frizero – EAD – Inscrições abertas!

Resenha – Desgarrados de Eda Nagayama

Tempo do escritor: como conciliar a escrita com o trabalho

Narrador e narração na literatura de ficção

Por que participar de oficinas de literatura

O conflito na ficção literária – Parte 3 | As circunstâncias do conflito

Tagged:
Roberson Frizero é escritor, tradutor, dramaturgo e professor de Criação Literária. É Mestre em Letras pela PUCRS e Especialista em Ensino e Aprendizagem de Línguas Estrangeiras pela UFRGS. Sua formação inclui bacharelado em Ciências Navais pela Escola Naval (RJ). Seu livro de estreia, Por que o Elvis Não Latiu?, foi agraciado pelo Prêmio CRESCER como um dos trinta melhores títulos infantis publicados no Brasil. Seu romance de estreia, Longe das Aldeias, foi finalista do Prêmio São Paulo de Literatura, do Prêmio Açorianos de Literatura e escolhido melhor livro do ano pelo Prêmio Associação Gaúcha de Escritores – AGES. Foi, por três anos consecutivos, jurado do Prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro – CBL.

1 COMMENTS

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts