Escritor, tradutor, dramaturgo e professor de Criação Literária

“A palavra é a minha quarta dimensão” – Resenha do livro Água Viva de Clarice Lispector

    

Apresentamos a resenha do livro Água viva, da escritora Clarice Lispector. A obra foi publicada em 1973 e descrita pela crítica da época como um “um denso e fluente poema em prosa”, o livro volta à baila com a resenha de Tais Oya. No dia 10 de dezembro foram celebrados os 100 anos do nascimento de Clarice Lispector.

O Desafio literário do site Frizero segue no mês de abril com a sugestão de leitura de Um livro de contos escrito por escritor brasileiro contemporâneo.

Quer participar? Envie sua resenha para o e-mail  sitefrizero@gmail.com e se ela for selecionada, além de publicada neste espaço, você ganha um presente exclusivo. Participe!


 “A palavra é a minha quarta dimensão” – Resenha do livro Água Viva de Clarice Lispector

Tais Oya

Água viva não é para ser lido na superfície, olhar de longe ou molhar somente a ponta dos pés, tem que mergulhar e deixar ser levado pela correnteza sem medo. Terminei há pouco, permaneço em êxtase, devo estar perdida na quarta dimensão, nas reflexões e no imaginário de Clarice, nesse momento somos uma só, unha e carne, alma e alma. Ambas buscando desvendar o mistério da vida em qualquer lugar desses ou de outro mundo, tudo nesse mesmo instante.

 
A palavra é a minha quarta dimensão


Clarice Lispector

Adentrar em Água viva é surpreender-se a cada instante é submergir sem debater-se.  Na obra, encontrei uma série de paralelos que se trombam o tempo todo, temas como a vida e a morte, o real e o imaginário, crer ou não crer em Deus, medo e coragem, desenhados por uma escrita densa em uma linguagem poética e encantadora.


Custa-me crer que eu morra. Pois estou borbulhante numa frescura frígida. Minha vida vai ser longuíssima porque cada instante é. A impressão é que estou por nascer e não consigo


Clarice Lispector

A história principal é de uma pintora que escreve uma carta para um suposto amor perdido e expressa em palavras suas emoções e sentimentos. Entretanto, Clarice não usa a personagem para contar uma história, mas fluxos de pensamento iniciados e encerrados, como se deixasse a marcação de um diário.


Vou agora parar um pouco para me aprofundar mais. Depois eu volto


Clarice Lispector

A narrativa é em primeira pessoa e mostra de maneira contemplativa seu modo de ver e de sentir as mais diversas coisas. O assunto central é a existência e o seu significado. As diversas reflexões vêm cuidadosamente escritas por novas palavras e o uso diferente das mesmas. Esse recurso causa estranhamento e prende a atenção do leitor. Algumas partes são marcantes, tocam no fundo da alma.


E sou assombrada pelos meus fantasmas, pelo que é mítico fantástico e gigantesco: a vida é sobrenatural. E caminho segurando um guarda-chuva aberto sobre corda tensa. Caminho até o limite do meu sonho grande. Vejo a fúria dos impulsos viscerais: vísceras torturadas me guiam. Não gosto do que acabo de escrever – mas sou obrigada a aceitar o trecho todo porque ele me aconteceu


Clarice Lispector

Água Viva é uma verdadeira obra de arte, escrita por pinceladas intensas de puro êxtase e genialidade. Bom mergulho!


Tais Oya

Tais Oya retrato
Tais Oya – Acervo Pessoal

Escritora paranaense, da cidade de Cambé. Formada em Letras, estreou na Literatura com a publicação da coletânea Quarentenas, da editora porto-alegrense Palavra Bordada. Publicou na revista literária D- Art Londrina. Participa frequentemente de um projeto sobre microliteratura no instagram: www.instagram.com/literaturaminima

E-mail: taisoya@outlook.com
Instagram: www.instagram.com/tais.oya


Desafio de literatura 2021: envie suas resenhas e ganhe prêmios

Conhece o Desafio de literatura 2021 do site Frizero? Você pode publicar sua resenha literária em nossa página e de quebra ganhar o livro  Dostoiévski – Correspondências (1838-1880), do escritor russo que completa duzentos anos de nascimento em 2021. A edição foi traduzida por Robertson Frizero.

Como devo escrever e enviar minha resenha

No mês de abril o desafio é ler Um livro de contos escrito por escritor brasileiro contemporâneo.

Para participar basta enviar seu texto para sitefrizero@gmail.com com o assunto [DESAFIO DE LITERATURA – NOME DO PARTICIPANTE].

Lembre-se deixar no formato .doc com a seguinte formatação: Times New Roman, 12, espaçamento 1.5, título e autor no nome do arquivo.

Caso sua resenha seja escolhida para publicação, você receberá um e-mail solicitando dados para o recebimento da premiação.


Leia também

Dizer uma coisa para dizer outra

Preparem-se para mais uma temporada de festas! – Resenha de “O Duque e eu”, de Julia Quinn

Disciplina na escrita criativa é a liberdade do escritor

Ritmo na poesia e a divisão das sílabas métricas: o decassílabo

Aproveite algumas dicas de como se tornar um escritor profissional

Conheça quatro lições para ser um bom escritor

Personagens como os alicerces da história – Parte II

Romancista brasileiro Robertson Frizero: “Decidi deixar a literatura depois de ler Marcel Proust”

Personagens como os alicerces da história – Parte I

Literatura de entretenimento no Brasil: conheça suas características

Desafio de leitura 2021: leia mais e comece a escrever

Natal na literatura: dez dicas de obras que retratam o espírito natalino

Da leitura de superfície à estrutura do texto na escrita criativa

Como escrever um bom começo de texto literário

Concursos literários recebem inscrições em 2020

O fator humano na Escrita Criativa e na literatura de ficção

O conto e a literatura de narrativa curta

Mentoria literária para escritores, saiba o que é

Tagged:
Roberson Frizero é escritor, tradutor, dramaturgo e professor de Criação Literária. É Mestre em Letras pela PUCRS e Especialista em Ensino e Aprendizagem de Línguas Estrangeiras pela UFRGS. Sua formação inclui bacharelado em Ciências Navais pela Escola Naval (RJ). Seu livro de estreia, Por que o Elvis Não Latiu?, foi agraciado pelo Prêmio CRESCER como um dos trinta melhores títulos infantis publicados no Brasil. Seu romance de estreia, Longe das Aldeias, foi finalista do Prêmio São Paulo de Literatura, do Prêmio Açorianos de Literatura e escolhido melhor livro do ano pelo Prêmio Associação Gaúcha de Escritores – AGES. Foi, por três anos consecutivos, jurado do Prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro – CBL.

6 COMMENTS

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts