Literatura de entretenimento no Brasil: conheça suas características

Livros do gênero da literatura de entretenimento

É comum autores, leitores e críticos torcerem o nariz para a literatura de entretenimento no Brasil. É comum, mas equivocado.

Embora o termo “entretenimento” em nossa cultura literária seja, em certos círculos, interpretado como algo “menor” e como oposição ao que se chamou de “alta literatura”, a polarização é errônea e em nada contribui para a área.

Há excelente literatura de entretenimento no Brasil e no mundo. Não à toa, há importantes prêmios para o gênero – especialmente o policial –, tais como o Edgar Allan Poe Awards, nos EUA, o Grand Prix de Littérature Policière, na França, e o Deutscher Krimi Preis, na Alemanha.  

O tema ganhou ainda mais relevância em 2020, quando o Prêmio Jabuti, pela primeira vez incluiu a categoria “Romance de entretenimento”. A proposta, segundo a organização do evento, era contemplar obras e autores que normalmente não eram premiados.


O que é literatura de entretenimento?

A literatura de entretenimento no Brasil é aquela voltada a um público amplo, cuja narrativa, normalmente, é mais despretensiosa, mas que levanta, sim, questões humanas de fundo.

O gênero privilegia uma leitura menos complicada, com um enredo direto, atrativo, sem perder de vista a complexidade dos conflitos e das discussões que a obra levanta.

Normalmente estes textos têm histórias bem definidas com começo, meio e fim e são contados de maneira mais direta. Isso não significa que sejam textos cheios de clichês ou pobres em termos de linguagem.


Literatura de entretenimento no Brasil: preconceito ou valorização?

Essa questão é complexa e suscita debates acalorados de um lado e de outro. Há quem sustente que a derivação “Romance de Entretenimento” do Romance de Literatura, como foi separado no Prêmio Jabuti, é elitista.

Na prática, porém, há mais obras e autores sendo premiados, o que converge, também, para um seguimento importante do mercado literário.

De acordo com Pedro Almeida, curador da 62ª edição do Prêmio Jabuti, em matéria publicada pelo Publish News, a nova categoria “Renova o prêmio e o atualiza com o que acontece e se produz na indústria editorial“.


Desafio de literatura 2021: envie suas resenhas e ganhe prêmios

Conhece o Desafio de literatura 2021 do site Frizero? Você pode publicar sua resenha literária em nossa página e de quebra ganhar o livro  Dostoiévski – Correspondências (1838-1880), do escritor russo que completa duzentos anos de nascimento em 2021. A edição foi traduzida por Robertson Frizero.

A cada mês um desafio diferente. Em janeiro a proposta é ler, justamente, um Romance de Entrenimento. Escolha o seu preferido, envie sua resenha e ganhe prêmios.

Como devo escrever e enviar minha resenha

Para participar basta enviar seu texto para sitefrizero@gmail.com com o assunto [DESAFIO DE LITERATURA – NOME DO PARTICIPANTE].

Lembre-se deixar no formato .doc com a seguinte formatação: Times New Roman, 12, espaçamento 1.5, título e autor no nome do arquivo.

Caso sua resenha seja escolhida para publicação, você receberá um e-mail solicitando dados para o recebimento da premiação.


Roberton Frizero – escritor

Roberson Frizero é escritor, tradutor, dramaturgo e professor de Criação Literária. É Mestre em Letras pela PUCRS e Especialista em Ensino e Aprendizagem de Línguas Estrangeiras pela UFRGS. Sua formação inclui bacharelado em Ciências Navais pela Escola Naval (RJ).

Seu livro de estreia,  Por que o Elvis Não Latiu?, foi agraciado pelo Prêmio CRESCER como um dos trinta melhores títulos infantis publicados no Brasil.

O romance de estreia, Longe das Aldeias, foi finalista do Prêmio São Paulo de Literatura, do Prêmio Açorianos de Literatura e escolhido melhor livro do ano pelo Prêmio Associação Gaúcha de Escritores – AGES. Foi, por três anos consecutivos, jurado do Prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro – CBL.


Leia também

Desafio de leitura 2021: leia mais e comece a escrever

Natal na literatura: dez dicas de obras que retratam o espírito natalino

Da leitura de superfície à estrutura do texto na escrita criativa

Como escrever um bom começo de texto literário

Concursos literários recebem inscrições em 2020

O fator humano na Escrita Criativa e na literatura de ficção

Literatura policial: Da inquietude ao senso de justiça. Entrevista com Carina Luft

O conto e a literatura de narrativa curta

Mentoria literária para escritores, saiba o que é

Romance “Longe das Aldeias” é lançado em árabe

15 Replies to “Literatura de entretenimento no Brasil: conheça suas características”

  1. […] Literatura de entretenimento no Brasil: conheça suas características […]

  2. […] Literatura de entretenimento no Brasil: conheça suas características […]

  3. […] Literatura de entretenimento no Brasil: conheça suas características […]

  4. […] Literatura de entretenimento no Brasil: conheça suas características […]

  5. […] Literatura de entretenimento no Brasil: conheça suas características […]

  6. […] Literatura de entretenimento no Brasil: conheça suas características […]

  7. […] Literatura de entretenimento no Brasil: conheça suas características […]

  8. […] Literatura de entretenimento no Brasil: conheça suas características […]

  9. […] Literatura de entretenimento no Brasil: conheça suas características […]

  10. […] Literatura de entretenimento no Brasil: conheça suas características […]

  11. […] Literatura de entretenimento no Brasil: conheça suas características […]

  12. […] Literatura de entretenimento no Brasil: conheça suas características […]

  13. […] Literatura de entretenimento no Brasil: conheça suas características […]

Deixe um comentário