Escritor, tradutor, dramaturgo e professor de Criação Literária

Literatura de entretenimento no Brasil: conheça suas características

É comum autores, leitores e críticos torcerem o nariz para a literatura de entretenimento no Brasil. É comum, mas equivocado.

Embora o termo “entretenimento” em nossa cultura literária seja, em certos círculos, interpretado como algo “menor” e como oposição ao que se chamou de “alta literatura”, a polarização é errônea e em nada contribui para a área.

Há excelente literatura de entretenimento no Brasil e no mundo. Não à toa, há importantes prêmios para o gênero – especialmente o policial –, tais como o Edgar Allan Poe Awards, nos EUA, o Grand Prix de Littérature Policière, na França, e o Deutscher Krimi Preis, na Alemanha.  

O tema ganhou ainda mais relevância em 2020, quando o Prêmio Jabuti, pela primeira vez incluiu a categoria “Romance de entretenimento”. A proposta, segundo a organização do evento, era contemplar obras e autores que normalmente não eram premiados.


O que é literatura de entretenimento?

A literatura de entretenimento no Brasil é aquela voltada a um público amplo, cuja narrativa, normalmente, é mais despretensiosa, mas que levanta, sim, questões humanas de fundo.

O gênero privilegia uma leitura menos complicada, com um enredo direto, atrativo, sem perder de vista a complexidade dos conflitos e das discussões que a obra levanta.

Normalmente estes textos têm histórias bem definidas com começo, meio e fim e são contados de maneira mais direta. Isso não significa que sejam textos cheios de clichês ou pobres em termos de linguagem.


Literatura de entretenimento no Brasil: preconceito ou valorização?

Essa questão é complexa e suscita debates acalorados de um lado e de outro. Há quem sustente que a derivação “Romance de Entretenimento” do Romance de Literatura, como foi separado no Prêmio Jabuti, é elitista.

Na prática, porém, há mais obras e autores sendo premiados, o que converge, também, para um seguimento importante do mercado literário.

De acordo com Pedro Almeida, curador da 62ª edição do Prêmio Jabuti, em matéria publicada pelo Publish News, a nova categoria “Renova o prêmio e o atualiza com o que acontece e se produz na indústria editorial“.


Desafio de literatura 2021: envie suas resenhas e ganhe prêmios

Conhece o Desafio de literatura 2021 do site Frizero? Você pode publicar sua resenha literária em nossa página e de quebra ganhar o livro  Dostoiévski – Correspondências (1838-1880), do escritor russo que completa duzentos anos de nascimento em 2021. A edição foi traduzida por Robertson Frizero.

A cada mês um desafio diferente. Em janeiro a proposta é ler, justamente, um Romance de Entrenimento. Escolha o seu preferido, envie sua resenha e ganhe prêmios.

Como devo escrever e enviar minha resenha

Para participar basta enviar seu texto para sitefrizero@gmail.com com o assunto [DESAFIO DE LITERATURA – NOME DO PARTICIPANTE].

Lembre-se deixar no formato .doc com a seguinte formatação: Times New Roman, 12, espaçamento 1.5, título e autor no nome do arquivo.

Caso sua resenha seja escolhida para publicação, você receberá um e-mail solicitando dados para o recebimento da premiação.


Roberton Frizero – escritor

Roberson Frizero é escritor, tradutor, dramaturgo e professor de Criação Literária. É Mestre em Letras pela PUCRS e Especialista em Ensino e Aprendizagem de Línguas Estrangeiras pela UFRGS. Sua formação inclui bacharelado em Ciências Navais pela Escola Naval (RJ).

Seu livro de estreia,  Por que o Elvis Não Latiu?, foi agraciado pelo Prêmio CRESCER como um dos trinta melhores títulos infantis publicados no Brasil.

O romance de estreia, Longe das Aldeias, foi finalista do Prêmio São Paulo de Literatura, do Prêmio Açorianos de Literatura e escolhido melhor livro do ano pelo Prêmio Associação Gaúcha de Escritores – AGES. Foi, por três anos consecutivos, jurado do Prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro – CBL.


Leia também

Desafio de leitura 2021: leia mais e comece a escrever

Natal na literatura: dez dicas de obras que retratam o espírito natalino

Da leitura de superfície à estrutura do texto na escrita criativa

Como escrever um bom começo de texto literário

Concursos literários recebem inscrições em 2020

O fator humano na Escrita Criativa e na literatura de ficção

Literatura policial: Da inquietude ao senso de justiça. Entrevista com Carina Luft

O conto e a literatura de narrativa curta

Mentoria literária para escritores, saiba o que é

Romance “Longe das Aldeias” é lançado em árabe

Tagged:
Roberson Frizero é escritor, tradutor, dramaturgo e professor de Criação Literária. É Mestre em Letras pela PUCRS e Especialista em Ensino e Aprendizagem de Línguas Estrangeiras pela UFRGS. Sua formação inclui bacharelado em Ciências Navais pela Escola Naval (RJ). Seu livro de estreia, Por que o Elvis Não Latiu?, foi agraciado pelo Prêmio CRESCER como um dos trinta melhores títulos infantis publicados no Brasil. Seu romance de estreia, Longe das Aldeias, foi finalista do Prêmio São Paulo de Literatura, do Prêmio Açorianos de Literatura e escolhido melhor livro do ano pelo Prêmio Associação Gaúcha de Escritores – AGES. Foi, por três anos consecutivos, jurado do Prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro – CBL.

Related Posts