Escritor, tradutor, dramaturgo e professor de Criação Literária

A literatura tem uma relevância que muitos já descobriram: ela ensina-nos a sermos mais humanos, mesmo sem termos vivido toda a abrangência da experiência humana.

Se para os leitores ela já é importante, mais ainda será para os escritores.

Com esse espírito, preparamos algo mais que uma lista de indicações para leitura em 2021. Que tal encarar nosso Desafio de leitura 2021.

Trata-se de uma proposta aberta, mas com objetivos concretos, para que você se sinta motivado a estabelecer um bom hábito de leitura e escrita no próximo ano.

Mas não somente para 2021, mas para todos os demais anos, com os desejos que você siga desfrutando um bom ritmo de leitura.


Presentes especiais do Desafio de Leitura 2021

Pensando em dar visibilidade aos nossos leitores, abriremos, a partir de janeiro de 2021, espaço para a publicação de resenhas. Basta enviar seu texto para sitefrizero@gmail.com e participar do Desafio de leitura 2021.

Cada artigo publicado será presenteado com um exemplar do livro Dostoiévski – Correspondências (1838-1880), coletânea de cartas do famoso escritor russo que completa duzentos anos de nascimento neste 2021. A edição foi traduzida por Robertson Frizero.

Ao final do ano de 2021, todos os participantes, isto é, aqueles que enviaram suas resenhas, concorrerão a um presente especial e surpresa.


Quem pode participar da promoção?

Todo mundo. O concurso é aberto a autores e leitores de todos os gêneros, origens, grupos sociais e étnicos.

Aproveite para acompanhar nossas postagens semanais e dicas de escrita criativa e de leitura orientada para aprimorar suas técnicas.

Esperamos contar com a sua companhia. E que seja um ano de renovadas esperanças a todas e todos!

Silhueta de mulher lendo sob o pôr do sol
Imagem Pixabay / Creative Commons


Desafio de leitura – Robertson Frizero

Acompanhe mês a mês e participe.

Janeiro

Um livro recomendado para levar na bagagem de férias, de puro entretenimento.

Fevereiro

Um romance (ou novela literária) de formação.

Março

Um clássico da literatura escrito por uma mulher.

Abril

Um livro de contos escrito por escritor brasileiro contemporâneo.

Maio

Um livro de poesias de um autor já falecido.

Junho

Um romance escrito por um dos seguintes escritores contemporâneos brasileiros: Eda Nagayama, Eduardo Krause, Henrique Schneider, Itamar Vieira Júnior, Júlio Ricardo da Rosa, Júlia Dantas, Maria Valéria Rezende, Michel Laub, Paulo Scott e Rafael Gallo.

Julho

Um romance policial escrito por uma autora brasileira.

Agosto

Um romance escrito por um autor português contemporâneo.

Setembro

Um livro de autor brasileiro lançado de forma independente.

Outubro

Um livro de terror escrito por um autor brasileiro.

Novembro

Um romance ou novela literária escrita por Fiódor Dostoiévski ou inspirada em sua obra.

Dezembro

Um livro que tenha como pano de fundo uma guerra, mas que tenha uma mensagem positiva e otimista.


Como devo escrever e enviar minha resenha

Envie seu texto para sitefrizero@gmail.com em formato .doc com a seguinte formatação: Times New Roman, 12, espaçamento 1.5, título e autor no nome do arquivo.

Caso sua resenha seja escolhida para publicação, você receberá um e-mail solicitando dados para o recebimento da premiação.


Roberton Frizero – escritor

Roberson Frizero é escritor, tradutor, dramaturgo e professor de Criação Literária. É Mestre em Letras pela PUCRS e Especialista em Ensino e Aprendizagem de Línguas Estrangeiras pela UFRGS. Sua formação inclui bacharelado em Ciências Navais pela Escola Naval (RJ).

Seu livro de estreia,  Por que o Elvis Não Latiu?, foi agraciado pelo Prêmio CRESCER como um dos trinta melhores títulos infantis publicados no Brasil.

O romance de estreia, Longe das Aldeias, foi finalista do Prêmio São Paulo de Literatura, do Prêmio Açorianos de Literatura e escolhido melhor livro do ano pelo Prêmio Associação Gaúcha de Escritores – AGES. Foi, por três anos consecutivos, jurado do Prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro – CBL.


Leia também

Natal na literatura: dez dicas de obras que retratam o espírito natalino

Da leitura de superfície à estrutura do texto na escrita criativa

Como escrever um bom começo de texto literário

Concursos literários recebem inscrições em 2020

O fator humano na Escrita Criativa e na literatura de ficção

Literatura policial: Da inquietude ao senso de justiça. Entrevista com Carina Luft

O conto e a literatura de narrativa curta

Mentoria literária para escritores, saiba o que é

Romance “Longe das Aldeias” é lançado em árabe

Tagged:
Roberson Frizero é escritor, tradutor, dramaturgo e professor de Criação Literária. É Mestre em Letras pela PUCRS e Especialista em Ensino e Aprendizagem de Línguas Estrangeiras pela UFRGS. Sua formação inclui bacharelado em Ciências Navais pela Escola Naval (RJ). Seu livro de estreia, Por que o Elvis Não Latiu?, foi agraciado pelo Prêmio CRESCER como um dos trinta melhores títulos infantis publicados no Brasil. Seu romance de estreia, Longe das Aldeias, foi finalista do Prêmio São Paulo de Literatura, do Prêmio Açorianos de Literatura e escolhido melhor livro do ano pelo Prêmio Associação Gaúcha de Escritores – AGES. Foi, por três anos consecutivos, jurado do Prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro – CBL.

7 COMMENTS

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts