Escritor, tradutor, dramaturgo e professor de Criação Literária

Mentoria Literária

A Mentoria Literária tem como objetivo auxiliar escritores no aprimoramento técnico e estético de suas produções, oferecendo acompanhamento da produção textual, apoio no planejamento e revisão de textos com discussão e apontamentos periódicos. Tudo isso com o propósito de garantir processos que levem à apresentação de originais às editoras e, posteriormente, publicação.

O serviço de Mentoria Literária pode ser realizado por meio de um pacote de serviços, o que inclui acompanhamento, revisão de textos e encontros periódicos (semanais ou quinzenais) por meio de videoconferências, ou, até mesmo, todos esses serviços realizados separadamente.

Abaixo apresentarmos uma série de opções de Mentoria Literária cada uma na medida exata da sua necessidade.


Leitura Crítica

Escrita Criativa

A Leitura Crítica trata-se de uma análise técnica, minuciosa e atenta de um original. Nem sempre encontrar bons leitores betas é uma tarefa fácil, imagine uma leitura crítica. Isso porque este é um trabalho profissional que deve ser realizado por pessoas que conhecem as linguagens e as formas narrativas da literatura de ficção. Este trabalho, que é realizado por um profissional e tem como foco originais a serem enviados a editoras, pode ser o divisor de águas entre a aceitação e rejeição de uma publicação.

Não se trata propriamente de uma revisão de texto, mas sim de uma análise estrutural de um determinado material ficcional. Ao revisor cabe apontar pontos fortes e fracos da narrativa, de modo a elucidar as pontas soltas e oferecer instruções ao autor para que todos os nós do texto fiquem bem amarrados. Além disso, uma boa leitura crítica oferece sugestões de ajustes levando em conta o mercado editorial e o gênero literário da obra em análise.


Revisão textual

O trabalho de Revisão Textual consiste, não somente na verificação ortográfica e gramatica, na busca de clareza da mensagem, preservando o estilo e a estrutura original do texto e do autor. Além disso, o trabalho de revisão de textos garante que as ideias centrais que pretendem ser transmitidas aos leitores sejam apresentadas de forma cristalina.

Diferentemente da Leitura Crítica, que consite em um trabalho mais amplo e profundo, abarcando questões de planejamento e organização da obra sem sentido mais amplo, a Revisão Textual se orienta para a limpeza de excessos e lapidação de ideias ideias construídas de forma mais bruta. Mais do que isso, o revisor cumpre o papel de um leitor que passa a fazer parte da construção do texto, contribuindo para aprimoramentos antes de ser entregue ao grande público.

Ghostwriting

Por definição Ghostwriting é a escrita anônima de uma obra literária, artística, científica ou política. O trabalho de ghostwriting deve ser realizado por um profissional competente que tenha domínio das ferramentas e linguagens textuais e gramaticais, adequando a necessidade do cliente ao seu público-alvo.

Em geral o ghostwriter, expressão inglesa que se refere a “escritor fantasma”, não tem relação emocional com temas que às vezes são difíceis de encarar por um determinado autor, que pode ser servir deste profissional. Além disso, textos especializados requerem conhecimentos igualmente específicos e é justamente neste pionto que o serviço de ghostwriting se encaixa com perfeição.

Apoio a palestrantes

Levando em conta a expertise na produção textual, planejamento comunicacional e escrita voltada a diferentes públicos-alvo, o serviço de Apoio a palestrantes tem como foco adequação das mensagens à recepção.

A produção textual volta-se às conferências propriamente ditas, bem como para elaboração de conteúdos para apresentações e planejamento.


Ficou interessado? Entre em contato conosco!

Tagged:
Roberson Frizero é escritor, tradutor, dramaturgo e professor de Criação Literária. É Mestre em Letras pela PUCRS e Especialista em Ensino e Aprendizagem de Línguas Estrangeiras pela UFRGS. Sua formação inclui bacharelado em Ciências Navais pela Escola Naval (RJ). Seu livro de estreia, Por que o Elvis Não Latiu?, foi agraciado pelo Prêmio CRESCER como um dos trinta melhores títulos infantis publicados no Brasil. Seu romance de estreia, Longe das Aldeias, foi finalista do Prêmio São Paulo de Literatura, do Prêmio Açorianos de Literatura e escolhido melhor livro do ano pelo Prêmio Associação Gaúcha de Escritores – AGES. Foi, por três anos consecutivos, jurado do Prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro – CBL.

Related Posts