Escritor, tradutor, dramaturgo e professor de Criação Literária

E se lhe contássemos que o livro mais antigo do mundo tem por volta de 4 mil anos? É claro que você diria, ora, pare de delírios o livro é uma invenção do final século 15, tem pouco menos de seiscentos anos. É verdade, mas vem comigo que explico melhor.

Capa do livro na versão da editora Autêntica
Capa do livro na versão da editora Autêntica

A Epopeia de Gilgamesh (São Paulo: Autêntica, 2017) é uma obra cuja origem, estima-se, em 4 mil anos, já que foi escrita mais ou menos 2 mil anos a.C. O “documento” que deu resultou no livro que hoje conhecemos ficou soterrado desde o incêndio, em 612 a.C., que devastou a Biblioteca de Nínive. Essa cidade, na região da Antiga Mesopotâmia, fica localizada, hoje, próxima à cidade de Mossul, no Iraque.

Em 1849, arqueólogos britânicos encontraram as ruínas desta antiga biblioteca e com ela 30 mil plaquetas com escrita cuneiforme de onde se encontram mais de 1.200 escritos distintos, dentre eles a Epopeia de Gilgamesh.

Tabuleta V da epopeia de Gilgamesh do período baibilônico, entre 2003 e 1595 a.C.
Tabuleta V da epopeia de Gilgamesh do período baibilônico, entre 2003 e 1595 a.C.

Um fato interessante é que se encontra nesta narrativa textos análogos aos que apareceriam mais tarde na Bíblia, datados do século 8 a.C. É o caso do dilúvio e de um sujeito arquetipicamente similar a Adão, descritos no que se chama Pentateuco do Antigo Testamento cristão ou Torá judaica.

As grandes obras helênicas de Homero Ilíada e Odisseia – do século 8 e 9 a.C. também apresentam trechos similares às aventuras de Gilgamesh. Trata-se, em dúvida, de um livro muito importante para a Antiguidade.


O que conta a história de Gilgameshi

Gilgamesh - Palacio de Sargao II em Khorsabad. Escultura de 713-706-AC6 a.C
Gilgamesh – Palacio de Sargao II em Khorsabad. Escultura de 713-706-AC6 a.C

Há uma dúvida que perdura até os dias atuais, se Gilgamesh foi apenas um personagem literário ou se de fato existiu? Pelo sim, pelo não, Gilgamesh foi um dos reis da dinastia de Uruk, cujo reinado teria se dado por volta dos anos 2.659 a.C.

Além disso, foi um dos mais conhecidos antecessores dos reis sumérios, sendo venerado como herói e não raras vezes visto como divindade. A obra começa, justamente, com uma exaltação a Gigalmesh, ressaltando suas virtudes.

Invencível e autocentrado, ainda que um competente rei, os súditos de Gilgamesh rogam à deusa Aruru que crie um ser igual ao monarca para que seja capaz de desafiá-lo. Com um pouco de barro (e talvez a similaridade da bíblia com este texto não seja coicidência) Aruru cria Enkidu, que passa a viver na floresta.

A certa altura, Gilgamesh ao saber da existência de Enkidu pede uma cortesã – e não é qualquer cortesã, mas a mais irresistível do reino –  que vá à floresta o seduza e leve-o à cidade. Logo no primeiro encontro ambos medem forças, lutam bravamente e, depois de um reconhecer a força do outro, acabam tornando-se amigos.

Depois de um tempo vivendo na cidade, Enkidu e Gilgamesh resolvem sair em aventuras quando se veem com a necessidade de enfrentar Humbada, um gigante temido. Mais tarde, no regresso ao palácio, a não correspondência de Gilgamseh ao amor da deusa Isthar faz com que ela envie o Touro celeste, que é derrotado pela dupla. Furiosa, Isthar então amaldiçoa e Enkidu adoece de uma enfermidade fatal.

Mais tarde, Gilgamesh sozinho procura Utnapishtim, um velho ancião que sobreviveu ao grande dilúvio narrado na obra. Ele quer saber qual o segredo da imortalidade e sai, então, em busca da resposta a esta grande pergunta. O desfecho da história tem a ver com esta procura e aventura realizada por Gilgamesh, que ao fim volta ao seu reino.

É claro que a história é bem mais complexa que este breve resumo, apresentado cheio de saltos, mas com o cuidado de oferecer o mínimo de spoilers.  Trata-se de uma história fascinante e que sobreviveu de forma impressionante ao tempo.


Mapa da Mesopotâmia
Mapa da Mesopotâmia

O que foi a Mesopotâmia

Falar de Gilgamesh significa falar da Mesopotâmia, esta região, um dos berços da humanidades, situada entre os Rios Tigre e Eufrates. Aliás, etimologicamente falando, o termo Mesopotâmia refere-se à ideia de terra entre dois rios. Hoje essa região corresponde, em sua maior parte, aos territórios do Iraque e Kwait.

Na Idade do Bronze a Mesopotâmia abrigou a Suméria, além dos impérios Acadiano, Babilônico e Assírio. Na Idade do Ferro foi controlada pelos impérios Neoassírio e Neobabilônico. Os povos sumérios e acádios (incluindo assírios e babilônios) dominaram a região desde o início da história escrita (c. 3 100 a.C.) até a queda de Babilônia em 539 a.C., período da conquista do Império Aquemênida

Aproximadamente por volta de 150 a.C., a Mesopotâmia estava sob o controle do Império Parto. Em 226 d.C., tornou-se território dos persas sassânidas e permaneceu sob domínio persa até a conquista muçulmana da Pérsia no século VII do Império Sassânida.


Mesopotâmia e Império Persa

A Mesopotânia fez parte do Antigo Império Persa. Aliás, a palavra “Pérsia”, que dá origem à expressão “Império Persa”, é o nome metonímico pelo qual os gregos da Antiguidade designavam o território governado pelos reis aquemênidas, cuja dinastia (c. 550–330 a.C.) está ligada ao apogeu do império, quando foi considerado o maior de todos no mundo conhecido.

Mapa do Império Persa
Mapa do Império Persa

No século III, sob o Império Sassânida, aparece a palavra Ērān, que hoje é o que chamamos Irã. No século VII, após a queda dos Sassânidas, o país volta a ser chamado de “Pérsia”. Essa denominação seria usada até 1934, quando Reza Pálavi, por decreto firmado em 31 de dezembro daquele ano, substitui o nome “Pérsia” por Irã. Em 1959, porém, ambos os nomes passaram a ser admitidos oficialmente pelo governo iraniano.


Desafio de literatura 2021: envie suas resenhas e ganhe prêmios

Conhece o Desafio de literatura 2021 do site Frizero? Você pode publicar sua resenha literária em nossa página e de quebra ganhar o livro  Dostoiévski – Correspondências (1838-1880), do escritor russo que completa duzentos anos de nascimento em 2021. A edição foi traduzida por Robertson Frizero.

Como devo escrever e enviar minha resenha

No mês de junho o desafio é ler um romance escrito por um dos seguintes escritores contemporâneos brasileiros: Eda NagayamaEduardo KrauseHenrique SchneiderItamar Vieira JúniorJúlio Ricardo da RosaJúlia DantasMaria Valéria RezendeMichel LaubPaulo Scott e Rafael Gallo.

Para participar basta enviar seu texto para sitefrizero@gmail.com com o assunto [DESAFIO DE LITERATURA – NOME DO PARTICIPANTE].

Lembre-se deixar no formato .doc com a seguinte formatação: Times New Roman, 12, espaçamento 1.5, título e autor no nome do arquivo.

Caso sua resenha seja escolhida para publicação, você receberá um e-mail solicitando dados para o recebimento da premiação.


Robertson Frizero

Retrato de Robertson Frizero
Robertson Frizero

Robertson Frizero é escritor, tradutor e professor de Criação Literária. Sua primeira oficina foi lançada em 2011, e desde então se manteve em atividade contínua, entre oficinas, cursos, palestras e mentorias literárias. Foi jurado do Prêmio Jabuti de Literatura por três anos consecutivos e jurado do Prêmio Açorianos de Literatura. É Mestre em Letras pela PUCRS e especialista em Ensino e Aprendizagem de Línguas Estrangeiras pela UFRGS.

Frizero é autor de romances e livros infantis premiados, e já publicou também poesia, contos e textos teatrais. Seu livro de estreia, o infantil Por que o Elvis Não Latiu? [8INVERSO, 2010], foi agraciado com o Prêmio Crescer. Seu romance de estreia, Longe das Aldeias [Dublinense, 2015], ganhou o Prêmio AGES de melhor romance do ano pela Associação Gaúcha de Escritores – AGES e foi finalista dos prêmios São Paulo de Literatura e Açorianos de LiteraturaLonge das Aldeias foi também escolhido pelo Governo Federal para distribuição à Rede Pública de Ensino no PNDL Literário 2018. Em 2020, Longe das Aldeias foi traduzido para o árabe e publicado no Kuwait e Iraque, com distribuição para todo o mundo árabe.


Leia também

Como ler e escrever como um escritor

Do pensamento à palavra: como transformar ideias em literatura

Originalidade na escrita criativa

Sete perguntas para Hisham Al-Harbi

Conheça o Clube de Criação Literária!

“A palavra é a minha quarta dimensão” – Resenha do livro Água Viva de Clarice Lispector

Dizer uma coisa para dizer outra

Preparem-se para mais uma temporada de festas! – Resenha de “O Duque e eu”, de Julia Quinn

Disciplina na escrita criativa é a liberdade do escritor

Ritmo na poesia e a divisão das sílabas métricas: o decassílabo

Aproveite algumas dicas de como se tornar um escritor profissional

Conheça quatro lições para ser um bom escritor

Personagens como os alicerces da história – Parte II

Romancista brasileiro Robertson Frizero: “Decidi deixar a literatura depois de ler Marcel Proust”

Personagens como os alicerces da história – Parte I

Literatura de entretenimento no Brasil: conheça suas características

Desafio de leitura 2021: leia mais e comece a escrever

Natal na literatura: dez dicas de obras que retratam o espírito natalino

Da leitura de superfície à estrutura do texto na escrita criativa

Como escrever um bom começo de texto literário

Concursos literários recebem inscrições em 2020

O fator humano na Escrita Criativa e na literatura de ficção

O conto e a literatura de narrativa curta

Mentoria literária para escritores, saiba o que é

Tagged:
Roberson Frizero é escritor, tradutor, dramaturgo e professor de Criação Literária. É Mestre em Letras pela PUCRS e Especialista em Ensino e Aprendizagem de Línguas Estrangeiras pela UFRGS. Sua formação inclui bacharelado em Ciências Navais pela Escola Naval (RJ). Seu livro de estreia, Por que o Elvis Não Latiu?, foi agraciado pelo Prêmio CRESCER como um dos trinta melhores títulos infantis publicados no Brasil. Seu romance de estreia, Longe das Aldeias, foi finalista do Prêmio São Paulo de Literatura, do Prêmio Açorianos de Literatura e escolhido melhor livro do ano pelo Prêmio Associação Gaúcha de Escritores – AGES. Foi, por três anos consecutivos, jurado do Prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro – CBL.

10 COMMENTS

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts