Escritor, tradutor, dramaturgo e professor de Criação Literária

Pode até parecer interessante a ideia de um autor ou autora descolados, frequentando os lugares mais bacanas da cidade e com todo o tempo do mundo para desfrutar do ócio até que, enfim, chega uma ideia fantástica e o texto vai para o papel. A cena é ideal, mas a realidade para se tornar um escritor profissional é outra.

Pense no premiado e aclamdo escritor Itamar Vieira Junior, autor do já célebre Torto Arado (Todavia, 2020), vencedor do Prêmio Oceanos. Sua rotina está longe da imagem idílica de um autor que dedica todo o seu tempo à imaginação e à espera (do milagre) da inspiração, afinal, além de escritor é servidor do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – Incra.

Inclusive, seu trabalho de campo permitiu com que ele conhecesse muitas histórias e pessoas que inspiram seu trabalho de escrita, como ele mesmo conta em uma entrevista ao podcast da Revista 451, o 451Ghz.


livros empilhados com flores e uma pedra no meio do livro do topo
Imagem PxHere / Creative Commons

Por que a profissionalização da escrita criativa é importante?

Pensar a profissionalização da escrita criativa implica superar a ideia de que a literatura é para os “escolhidos”. Não, a literatura é para todos aqueles que estejam dispostos a ter uma conduta profissional para pôr em prática suas habilidades.

Escrever profissionalmente é menos receber um salário para escrever (o que seria, realmente, ótimo) e mais se tornar um escritor disciplinado. Isso significa dizer que o aspirante a escritor, para ser um profissional da escrita criativa, precisa, a menos, ter uma rotina.

Evidentemente isso não implica que você gastará todo o seu tempo “livre” para escrever, mas, sim, para ter um hábito de leitura e também de escrita. Mescle leituras ficcionais com técnicas e se aprimore.

No Leia também desta postagem, ao fim do texto, há uma série de ótimas dicas de técnicas de escrita criativa. Aproveite!


Homem escrevendo ficção em um caderno na mesa
Imagem Freepik / Creative Commons

Como criar uma rotina profissional de escrita criativa

Como o sol nasce e pode brilhar para todos, deixamos algumas dicas que podem lhe ajudar a se tornar um escritor profissional. Confie na sua escrita e desenvolva, com a paciência e o cuidado de quem cuida do jardim, suas habilidades.

Lembre-se que o talento da escrita literária pode ser desenvolvido. Isso não significa que é simples ou fácil, mas que não é algo destinado ao falso Olimpo dos bem nascidos que, supostamente, poderiam dedicar a vida à escrita criativa.

Seis dicas para escrever como um profissional da ficção

  • Estabeleça uma meta de palavras diárias: seja realista, estabeleça objetivos exequíveis e os cumpra
  • Desconecte-se da realidade: uma boa prática é dedicar 25 minutos concentrado à tarefa – ler ou escrever – e outros cinco minutos ao descanso
  • Planeje seu texto: depois que a primeira inspiração vier, (re)pense seu texto estruturalmente, seja ele um conto ou um romance
  • Quer ser original? Ter um estilo? Escreva, escreva constantemente
  • Sempre que possível, submeta seu texto à leitura crítica de outras pessoas: avalie as críticas e seja humilde em reconhecer possíveis erros
  • Conheça a ti mesmo! Procure trabalhar com gêneros e temas que lhe tragam satisfação, pois a escrita criativa pode ser longa e “estar” onde se gosta é fundamental para não perder a motivação

Desafio de literatura 2021: envie suas resenhas e ganhe prêmios

Conhece o Desafio de literatura 2021 do site Frizero? Você pode publicar sua resenha literária em nossa página e de quebra ganhar o livro  Dostoiévski – Correspondências (1838-1880), do escritor russo que completa duzentos anos de nascimento em 2021. A edição foi traduzida por Robertson Frizero.

A cada mês um desafio diferente. Em janeiro a proposta é ler, justamente, um Romance de Entrenimento. Escolha o seu preferido, lei a envie sua resenha.

Como devo escrever e enviar minha resenha

No mês de fevereiro o desafio é ler Um romance (ou novela literária) de formação.

Para participar basta enviar seu texto para sitefrizero@gmail.com com o assunto [DESAFIO DE LITERATURA – NOME DO PARTICIPANTE].

Lembre-se deixar no formato .doc com a seguinte formatação: Times New Roman, 12, espaçamento 1.5, título e autor no nome do arquivo.

Caso sua resenha seja escolhida para publicação, você receberá um e-mail solicitando dados para o recebimento da premiação.


Roberton Frizero – escritor

Roberson Frizero é escritor, tradutor, dramaturgo e professor de Criação Literária. É Mestre em Letras pela PUCRS e Especialista em Ensino e Aprendizagem de Línguas Estrangeiras pela UFRGS. Sua formação inclui bacharelado em Ciências Navais pela Escola Naval (RJ).

Seu livro de estreia,  Por que o Elvis Não Latiu?, foi agraciado pelo Prêmio CRESCER como um dos trinta melhores títulos infantis publicados no Brasil.

O romance de estreia, Longe das Aldeias, foi finalista do Prêmio São Paulo de Literatura, do Prêmio Açorianos de Literatura e escolhido melhor livro do ano pelo Prêmio Associação Gaúcha de Escritores – AGES. Foi, por três anos consecutivos, jurado do Prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro – CBL.


Leia também

Conheça quatro lições para ser um bom escritor

Personagens como os alicerces da história – Parte II

Romancista brasileiro Robertson Frizero: “Decidi deixar a literatura depois de ler Marcel Proust”

Personagens como os alicerces da história – Parte I

Literatura de entretenimento no Brasil: conheça suas características

Desafio de leitura 2021: leia mais e comece a escrever

Natal na literatura: dez dicas de obras que retratam o espírito natalino

Da leitura de superfície à estrutura do texto na escrita criativa

Como escrever um bom começo de texto literário

Concursos literários recebem inscrições em 2020

O fator humano na Escrita Criativa e na literatura de ficção

Literatura policial: Da inquietude ao senso de justiça. Entrevista com Carina Luft

O conto e a literatura de narrativa curta

Mentoria literária para escritores, saiba o que é

Romance “Longe das Aldeias” é lançado em árabe

Tagged:
Roberson Frizero é escritor, tradutor, dramaturgo e professor de Criação Literária. É Mestre em Letras pela PUCRS e Especialista em Ensino e Aprendizagem de Línguas Estrangeiras pela UFRGS. Sua formação inclui bacharelado em Ciências Navais pela Escola Naval (RJ). Seu livro de estreia, Por que o Elvis Não Latiu?, foi agraciado pelo Prêmio CRESCER como um dos trinta melhores títulos infantis publicados no Brasil. Seu romance de estreia, Longe das Aldeias, foi finalista do Prêmio São Paulo de Literatura, do Prêmio Açorianos de Literatura e escolhido melhor livro do ano pelo Prêmio Associação Gaúcha de Escritores – AGES. Foi, por três anos consecutivos, jurado do Prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro – CBL.

10 COMMENTS

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts