Escritor, tradutor, dramaturgo e professor de Criação Literária

A escritora e pesquisadora Júlia Dantas, autora do elogiado “Ruína y Leveza”, finalista do Prêmio São Paulo de Literatura, escreveu uma longa análise sobre o processo de criação do romance “Longe das Aldeias”. O artigo é o primeiro estudo acadêmico sobre o livro de Robertson Frizero e foi publicado na revista de crítica cultural “Pontos de Interrogação”, da Universidade do Estado da Bahia.

Nas palavras da autora, o ensaio “tenta se aproximar da obra Longe das aldeias a passos lentos: buscando profundidade, mas respeitando a amplidão de toda obra de arte”. Dentre os temas abordados, estão “a origem do
processo criativo, as técnicas narrativas adotadas e os desafios da criação de personagens”, em um “mergulho na subjetividade de um escritor”, mas vislumbrando “traços comuns a toda criação artística, além de um testemunho das curvas e obstáculos no trajeto de escrita do livro”.

O artigo está disponível na página da Revista.

Tagged:
Roberson Frizero é escritor, tradutor, dramaturgo e professor de Criação Literária. É Mestre em Letras pela PUCRS e Especialista em Ensino e Aprendizagem de Línguas Estrangeiras pela UFRGS. Sua formação inclui bacharelado em Ciências Navais pela Escola Naval (RJ). Seu livro de estreia, Por que o Elvis Não Latiu?, foi agraciado pelo Prêmio CRESCER como um dos trinta melhores títulos infantis publicados no Brasil. Seu romance de estreia, Longe das Aldeias, foi finalista do Prêmio São Paulo de Literatura, do Prêmio Açorianos de Literatura e escolhido melhor livro do ano pelo Prêmio Associação Gaúcha de Escritores – AGES. Foi, por três anos consecutivos, jurado do Prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro – CBL.

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts